14 de junho de 2023
Primeiro jogo da nova casa atleticana está previsto para o mês de agosto./ Foto: Reprodução.
PASSOS – Nesta quarta-feira, 14, a Câmara Municipal de Belo Horizonte deu o parecer favorável para a aprovação do projeto de lei que libera o funcionamento de estádios e arenas com capacidade igual ou superior a 30 mil pessoas por meio de um “alvará especial”. O novo passo acelera a liberação da Arena MRV, a nova casa do Atlético.
O projeto de lei será levado para a votação em dois turnos, e aguarda a sanção do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman. O trâmite deve ser finalizado até o fim de junho, o que possibilitará a liberação da Arena MRV antes mesmo da conclusão das contrapartidas que foram exigidas para a construção do estádio.
O documento foi redigido na última segunda e aprovado nesta quarta. Segundo o projeto de lei, em seu primeiro parágrafo no artigo 3, a partir da aprovação da licença especial, haverá um prazo mínimo de um e, no máximo, de três anos, para atender às contrapartidas obrigatórias.
Caso o projeto de lei seja aprovado, o Atlético poderá obter um alvará especial e provisório de localização e funcionamento. A Arena tem praticamente 98% das obras internas concluídas, com exceção de alguns detalhes de tecnologia, alvenaria, instalação de equipamentos, e finalizar a parte dos vestiários das equipes. Do lado de fora, entretanto, há ainda obras viárias importantes acontecendo.
Além das obras viárias, responsáveis pela locomoção dos 46 mil torcedores que acompanharão o Galo na nova casa, a Arena MRV só obterá a Licença de Operação após completar 50% das contrapartidas. Entre elas, o plantio de 46 mil mudas de árvores e revitalização de parque linear.