C. R. CLARO – A Câmara do Carmo do Rio Claro concedeu o Título de Utilidade Pública à Sociedade Operária Carmelitana (SOC). O Projeto de Lei nº 46/2023, de autoria do vereador José Joaquim Silva, o Zé Pequeno, foi votado e aprovado nesta semana por unanimidade.
Segundo a Câmara, com o título, a SOC poderá pleitear auxílios e benefícios junto aos poderes públicos e pessoas físicas e jurídicas.
De acordo com o presidente da sociedade, Vicente Costa Filho, a entidade é conhecida pela promoção de entretenimento acessível à classe trabalhadora, de menor poder aquisitivo, ressaltando que a SOC, em seus tempos áureos, marcou a população carmelitana com as festividades.
“Há 62 anos, visando a parte operária, o trabalhador, porque todo mundo tem direito ao lazer. A nossa intenção é até oferecer a sede, quando tiver condições, receber eles [grupo da 3ª idade] pra fazer um exercício em um espaço fechado. Na hora que estiver pronto vai ser da comunidade”, disse o Vicente durante a sessão ordinária, ressaltando que pretende retomar esses entretenimentos, além de disponibilizar a sede da SOC para uso da comunidade.
O vereador Zé Pequeno destacou que a diretoria da entidade é constituída e representada por pessoas sérias, reconhecidas pela sociedade e que prestam, há muito tempo, um valoroso trabalho social.
Patrol
Segundo o vereador Antônio Marcos Esteves, o Marcos do Joaquim Batista, afirmou durante a última sessão ordinária, que uma patrol da prefeitura estaria abandonada desde o mês de fevereiro na região do bairro Novo Horizonte.
De acordo com o vereador, além de não recolher a máquina, o setor responsável ainda está retirando peças dessa patrol para efetuar consertos diversos. “Ela está lá há quase um ano abandonada, sendo depenada, e agora a notícia que a gente tem, que realmente foram lá e sucatearam ela mais uma vez. Fizeram, promoveram mais retirada de peças. Veja bem, um maquinário que custa em torno de R$ 700 mil, virando ferro velho ao sol e chuva. Não tem cabimento. Nem recolher ao pátio eles recolhem”, disse.
Fundeb
A vereadora Najara Ávila pediu informações sobre o recurso do Fundeb. “Fiz um requerimento para a secretária de Educação perguntando qual valor ainda existente na conta do Fundeb, porque vários professores me procuraram questionando essa situação, se este ano haverá rateio. Levando em consideração que no município de Conceição da Aparecida, segundo as informações, já está fazendo esse rateio aos professores. Então a gente espera que a resposta, ela venha clara e que a gente possa levar essas informações para os interessados”, questionou Najara.