PASSOS – A Câmara de Passos aprovou nesta segunda-feira, 28, projetos que dão incentivos salariais aos vacinadores da Secretaria Municipal de Saúde e a fiscais sanitários. Os projetos foram incluídos na ordem do dia da 30ª reunião ordinária, por meio de acordo de lideranças, a fim de dar agilidade na votação, e tiveram a aprovação confirmada no final da tarde, em extraordinária. Outro projeto votado, em segundo turno, é o que o cria o Auxílio Gás, em benefício da população carente.
Vereadores destacaram em seus pronunciamentos a importância das votações que beneficiam os servidores, lembrando o papel fundamental que os vacinadores tiveram na pandemia do Covid.
Os incentivos salariais aos vacinadores, propostos pela administração municipal, acompanham resolução da Secretaria de Estado da Saúde, recursos de transferências do SUS, e são de caráter provisório, e será repassado em seis parcelas mensais, durante os meses de julho a dezembro de 2023, no valor de R$ 1.605,00, limitado ao total de até 17 servidores que estejam lotados na Secretaria Municipal de Saúde.
Já para um engenheiro civil contratado e fiscais sanitários efetivos e contratados, projeto de incentivo enviado pelo Executivo e aprovado pelos vereadores, com transferências a fundo de recursos do SUS, prevê que o valor do incentivo será calculado mês a mês.
Em segundo turno, o plenário aprovou projeto de autoria da mesa diretora que dá nome de Conceição Veloso Gomes ao Centro Educacional Infantil localizado na rua Janaúba, Cohab II.
Moção de aplausos
O mestre de cozinha Ederson Machado de Souza, o Takay Souza, recebeu da Câmara Municipal de Passos moção de aplausos pela realização do Primeiro Festival Gastronômico de Passos. Ele recebeu um diploma da Casa, tendo sido enaltecida sua iniciativa que valorizou a culinária de Passos.
Ao agradecer todos os vereadores, Ederson disse de sua “felicidade enorme e satisfação imensa” pela homenagem, avaliando ter visto como missão cumprida a realização do Festival. Disse que como profissional de cozinha a cada dia tem aprendido mais, tendo o prazer de ensinar e aprender.
Dentro do “Projeto Educação Cidadã” a reunião ordinária de hoje teve a participação dos alunos do ensino médio da Escola Estadual Nazle Jabur.