4 de abril de 2023
O objetivo é fomentar o crescimento dos artistas./ Foto: Divulgação.
S. S. PARAÍSO – A Câmara de São Sebastião do Paraíso abriu a exposição “Mulheres que Inspiram”, no corredor principal do prédio do Legislativo. Segundo informações da Câmara, alunos da Escola Estadual Paula Frassinetti, orientados pela professora de História Ruana Silveira, fizeram desenhos e caricaturas de mulheres como Maria da Penha, Marielle Franco e a ex-presidente Dilma Rousseff.
A exposição conta com parceria da Comissão da Mulher Advogada e Enfrentamento da Violência contra a Mulher da 41ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Ainda de acordo com a Câmara, a atividade faz parte da “Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher”, instituída pela Superintendência Regional de Ensino (SRE). Yuri dos Santos desenhou uma história em quadrinhos que destaca que em briga de marido e mulher se mete a colher sim. “Não é justo a mulher sofrer calada, tem que ser denunciado”, disse ele. O aluno também retratou sua avó: “mulher guerreira, que me criou, e sempre foi minha inspiração”.
“O objetivo é fomentar esses artistas, mostrar para a sociedade os artistas que temos escondidos em nossa cidade. Os alunos têm 16, 17 anos que fazem esse trabalho belíssimo. Esperamos que esses trabalhos ganhem o Brasil e, quem sabe, o mundo”, ressaltou a presidente da comissão, Valéria Salvador. Para Juliany da Silva, que desenhou Marielle Franco, poder expor os trabalhos para as pessoas é motivo de felicidade. “vai me incentivar a fazer mais desenhos”, disse.
A professora Ruana Silveira disse que os alunos fizeram vários trabalhos durante a Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher. Com isso, “eles passaram a entender um pouco mais sobre a importância da mulher e o papel dela na nossa sociedade. A entender as causas feministas e que a mulher não quer se igualar ao homem, ela quer apenas o lugar dela, não quer tirar o lugar de ninguém; além de conhecer também várias personagens da nossa história que os alunos não conheciam”, afirma.
A vereadora Maria Aparecida Cerize foi uma das mulheres homenageadas e retratadas pelos alunos. “Hoje é um dia muito importante, porque recebemos a primeira exposição da Câmara Cultural, um projeto de resolução que apresentei à Câmara Municipal, em 2019, com o objetivo de estimular os artistas locais, disponibilizar uma exposição para a população visitar e também incentivar nossa cultura”, disse.