Ézio Santos
PASSOS – A CAF, que opera o sistema de transporte público de passageiros em Passos, deve implantar, em 90 dias, câmeras de monitoramento nos ônibus. A empresa investiu R$2,5 milhões na compra de 15 veículos seminovos que vão ser utilizados na frota que atende a população do município.
“São veículos com média de uso em torno de sete anos. Como todos estão pintados de branco, paulatinamente serão preparados com as cores e logomarca da CAF para entrarem em circulação, já adaptados com bilhetagem eletrônica, GPS e telemetria. Dentro de 90 dias, mais ou menos, cada um terá quatro câmeras de monitoramento, conforme nosso projeto de investimento na segurança dos passageiros”, afirma o diretor-presidente da empresa, Cleber Alves Ferreira.
Na próxima semana, o empresário deve estar em Passos para uma reunião com com o vice-prefeito, Arlindo Nascimento, que acumula a função de secretário de Segurança Pública e Defesa Social, para discutir a aplicação do Auxílio Emergencial à Gratuidade das Pessoas Idosas no Transporte Público Coletivo Urbano, cujo prazo expira em maio.
Segundo Ferreira, ainda neste mês, os primeiros veículos devem começar a atuar nas quatro linhas diametrais já em operação e, em breve, mais uma deve ser anunciada pelo Departamento Municipal de Transporte. O empresário também afirma que os motoristas que atuam na empresa em Passos recebem o piso salarial da categoria, no valor de R$2,4 mil, e benefícios definidos na convenção coletiva com o sindicato dos trabalhadores.