1 de outubro de 2024
Instituições de ensino da cidade apresentaram projetos durante o evento na Uemg./ FOTO: Divulgação
Carlos Renato
PASSOS – As escolas estaduais Caetano Machado da Silveira, Nazle Jabur e Neca Quirino foram as instituições vencedoras na 3ª edição da Feira de Ciências e Profissões (FeiCiPro) realizada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) em Passos no último sábado, 28, no Bloco 5.
Segundo informações da universidade, o evento teve o envolvimento da comunidade acadêmica em uma programação diversificada, com a presença de cerca de 3 mil pessoas.
De acordo com a Uemg, na categoria “Ensino Médio” o primeiro lugar ficou com a escola Caetano Machado, com o projeto ‘Educação para o futuro: SustentaPet – sustentabilidade e bem-estar animal’, e o segundo lugar ficou com a escola Nazle Jabur, com o projeto intitulado ‘Educação ambiental para o descarte consciente de pilhas e baterias’.
Na categoria “Ensino Fundamental”, a vencedora foi a escola Nazle Jabur, com o projeto ‘Uso da Realidade Aumentada (RA) e da Realidade Virtual (RV) no ensino de Geografia’. O segundo lugar ficou com a escola Neca Quirino, que apresentou um projeto sobre cultura inclusiva a partir do combate ao capacitismo escolar.
Conforme a Uemg, a escola escolhida pela ‘galera’ foi o Colégio Tiradentes da Polícia Militar – unidade Passos, que levou à feira o projeto ‘Drogas ilícitas nas escolas um desafio a ser vencido’.
A equipe diretiva da escola Caetano Machado destacou que, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar na feira ficou com a instituição, reforçando o compromisso com a formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios do futuro.
“O projeto vencedor foi desenvolvido sob a orientação da supervisora Fabrina e contou com a dedicação das alunas Laura, Itala, Clara e Maria Vitória do 2º ano do Ensino Médio, que abordaram a importância da sustentabilidade aliada ao bem-estar animal, promovendo práticas responsáveis e educativas para o cuidado com os pets e o meio ambiente. A apresentação impressionou os avaliadores da feira, consolidando a posição de destaque da escola na competição e no incentivo à educação ambiental”, apontou a escola.
De acordo com a Uemg, além da Feira de Ciências com trabalhos do ensino básico de instituições da cidade, o evento contou ainda com os experimentos do Centro de Ciências e de apresentação dos 27 cursos existentes na unidade Passos. A feira também contou com a participação da Rádio Jovem (Escola Estadual Neca Quirino) e do Ambulatório Escola.