MÚSICA
Burt Bacharach, compositor talentoso, popular e vencedor do Oscar, que criou arranjos peculiares e melodias inesquecíveis, como Walk on By, Do You Know the Way to San Jose e dezenas de outros sucessos, morreu aos 94 anos. Ele estava em sua casa, em Los Angeles, e morreu de causas naturais, disse a publicitária Tina Brausam na quinta, 9.
Nos últimos 70 anos, apenas Lennon e McCartney, Carole King e alguns outros rivalizaram com seu gênio para canções instantaneamente cativantes. Ele teve uma série de sucessos que estiveram na lista dos 10 mais ouvidos desde a década de 1950 até o século 21, e sua música foi escutada em todos os lugares, desde trilhas sonoras de filmes e rádios até sistemas de som domésticos e iPods, seja Alfie e I Say a Little Prayer ou I’ll Never Fall in Love Again e This Guy’s in Love with You.
Dionne Warwick era sua intérprete favorita, mas Bacharach, geralmente com o letrista Hal David, também criou material de primeira para Aretha Franklin, Dusty Springfield, Tom Jones e muitos outros. Elvis Presley, Beatles e Frank Sinatra estavam entre os muitos artistas que fizeram covers de suas canções. Também artistas mais recentes cantaram ou samplearam suas criações, incluindo White Stripes, Twista e Ashanti. Walk on By sozinha foi tocada por todos, de Warwick e Isaac Hayes à banda punk britânica Stranglers e Cyndi Lauper.
Bacharach, que cresceu ouvindo jazz e música clássica, foi um inovador e sua carreira correu paralelamente à era do rock. “Um resumo de sua obra é que suas canções têm algo a ver com audição fácil”, contou Elvis Costello, que escreveu o álbum Painted from Memory, de 1998, com Bacharach, em 2018. “Pode ser agradável ouvir essas músicas, mas não há nada de fácil nelas. Tente tocar Tente cantar”.
Ele triunfou em muitas formas de arte: levou oito vezes o Grammy, foi premiado como compositor na Broadway por Promises, Promises e venceu o Oscar três vezes. Bacharach recebeu duas estatuetas em 1970, pela trilha de Butch Cassidy e Sundance Kid e pela canção Raindrops Keep Fallin’ on My Head (compartilhada com David). Em 1982, ele e sua então esposa, a letrista Carole Bayer Sager, ganharam o Oscar por Best That You Can Do, o tema de Arthur, o Milionário Sedutor. Ele também criou a trilha de filmes como Que É Que Há, Gatinha? Como Conquistar as Mulheres e Casino Royale, paródia de filmes de James Bond.
Bacharach foi bem recompensado e bem relacionado. Era convidado frequente na Casa Branca, fosse o presidente republicano ou democrata. E, em 2012, recebeu o Prêmio Gershwin de Barack Obama, que cantou alguns segundos de Walk on By durante uma aparição de campanha.
Na vida e na música, ele se destacou. O também compositor Sammy Cahn gostava de brincar que o sorridente Bacharach, de cabelos ondulados, foi o primeiro criador que ele conheceu que não parecia um dentista. Ele era um “swinger”, como chamavam esses homens em sua época, cujos muitos romances incluíam a atriz Angie Dickinson, com quem foi casado de 1965 a 1980, e Sager, sua mulher de 1982 a 1991.