PASSOS – A Série A do Campeonato Brasileiro foi apontada como a sexta liga mais forte do mundo, segundo a empresa OPTA, especializada em estatísticas esportivas. O ranking foi elaborado a partir do desempenho dos clubes dessas ligas, analisados num sistema com mais de 13 mil times.
A partir do cruzamento de dados das médias de desempenho de cada clube, o Brasileirão registrou 80,8 pontos, ficando no 6º posto geral. É a melhor colocação para uma liga não europeia. O Campeonato Brasileiro leva vantagem sobre as ligas de Portugal e Holanda, e muitos outros, como as “ricas” MLS, dos Estados Unidos e Canadá, e a Liga MX, do México.
A liga considerada mais forte é a Premier League, da Inglaterra, com 87,9 pontos. Empatadas em segundo lugar ficaram a Série A da Itália e a Bundesliga da Alemanha, ambas com 86,2 pontos. Nos critérios de desempate, porém, a liga alemã fica em 2º lugar, já que possui dois clubes no top 10 de melhores times do mundo no momento: Bayern de Munique e Bayer Leverkusen.
Curiosamente, a La Liga, da Espanha, ficou só em 4º lugar, apesar de contar com os gigantescos Real Madrid e Barcelona. A queda de pontuação da Espanha no estudo da Opta ocorreu porque, apesar de Real e Barça terem apresentado bom desempenho recente, outras equipes do país não foram bem.
A La Liga também teve “empate técnico” em pontuação com a Ligue 1, da França, mas terminou à frente no ranking por possuir mais clube bem colocados na liga de melhores do mundo.
Por fim, completam o top-10: Ligue 1, da França, com 85,1 pontos na 5ª colocação, Jupiler Pro League, da Bélgica, com 79,2 em 7º lugar, MLS, dos Estados Unidos, com 78,2 em 8º, Championship, também da Inglaterra, com 77,6 em 9º, e Campeonato Argentino, em 10º lugar com 77,5 pontos.