Ícone do site Folhadamanha

Brasileirão é o 4º mais difícil do mundo

Campeonato Brasileiro de 2023 foi conquistado pelo Palmeiras somente na última rodada./ Foto: Reprodução.

Rafael Marcon

PASSOS – A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) considerou o Campeonato Brasileiro como o 4° torneio nacional mais difícil do mundo. O Brasileirão, como é conhecido pelos torcedores do país, ficou atrás apenas das ligas da Itália, Inglaterra e Espanha. O levantamento foi feito baseado na temporada de 2023.

O critério utilizado de maior peso foi o desempenho dos clubes de cada liga nas competições internacionais que disputam. Na América, por exemplo, a Commebol Libertadores é a principal competição do continente e foi conquistada pelo Fluminense em 2023. Vale lembrar que há cinco anos consecutivos, a taça da Libertadores é conquistada por Brasileiros, sendo dois títulos do Flamengo, dois do Palmeiras e o mais recente, do carioca de Laranjeiras.

A competição nacional, então, ficou no top-4 do mundo e ainda desbancou todas as outras ligas do continente. A lista seguiu na seguinte ordem: a Série A, da Itália, ficou em primeiro colocado, liga dos gigantes Milan, Internacional de Milão (finalista da Champions League), Juventus, Lazio, Roma, Napoli e outros. Já a famosa Premier League, da Inglaterra, configurou a segunda posição para a surpresa de muitos.

Isso porque o campeonato inglês hoje tem a base mais rica do futebol mundial, com atletas de seleções em times de grande, médio e até pequeno porte. Além disso, o inglês Manchester City, foi o último campeão da Champions, maior torneio internacional do mundo. Por fim, à frente do Brasileirão apareceu a Liga Espanhola, dos colossais Real Madrid e Barcelona.

A federação ainda pontuou as top-10 do mundo. Atrás da competição brasileira, aparece a Bundesliga, da Alemanha, fechando o Top-5, e a League One, da França, em sexto lugar. A ainda lista tem a Primeira Liga, de Portugal, em sétimo; a Eredivisie, da Holanda, em oitavo; e a Liga Pro, da Bélgica, em nono. A décima e última colocação do ranking fica com o Campeonato Argentino, o mais bem pontuado das Américas depois do Brasileirão.

O quarto lugar no mundo não é surpresa para a liga brasileira. Na temporada passada, o Brasileirão teve uma das disputadas mais acirradas de sua história. Na última rodada, quatro equipes estiveram com chances de título. Na ocasião. Atlético, Flamengo, Palmeiras e Grêmio brigavam pela taça, que acabou ficando com os paulistas por mais uma vez.

Sair da versão mobile