Ícone do site Folhadamanha

Brasil precisa pontuar contra a Espanha para se classificar nas Olimpíadas 2024

Seleção brasileira soma três pontos e precisa pontuar contra a Espanha para não depender de outros resultados / Foto: Reprodução

PASSOS – A seleção feminina de futebol do Brasil enfrenta a Espanha nesta quarta-feira, 31, em Bordeaux, às 12h (horário de Brasília), em um confronto decisivo para assegurar vaga nas Olimpíadas de Paris-2024. Com três pontos acumulados em dois jogos, o Brasil se complicou após a derrota para o Japão, mas ainda tem a chance de avançar às quartas de final dependendo apenas de si.

A Espanha, atual campeã mundial, já está classificada com seis pontos após vitórias sobre Japão e Nigéria. As japonesas, assim como o Brasil, somam três pontos e enfrentarão a Nigéria no último jogo, também buscando a classificação.

A competição feminina olímpica é dividida em três grupos de quatro equipes cada, e além dos líderes e segundos colocados, os dois melhores terceiros lugares também avançam. Para garantir a classificação sem depender de outros resultados, o Brasil precisa vencer a Espanha. Uma vitória por dois gols ou mais colocará a equipe brasileira na liderança do grupo C.

Em caso de empate, a classificação pode vir como um dos melhores terceiros colocados, com quatro pontos. Se perder, as chances ainda existem, mas dependerão do resultado do jogo entre Japão e Nigéria. Uma derrota brasileira combinada com uma vitória nigeriana poderia eliminar o Brasil pelos critérios de desempate: saldo de gols, gols marcados, cartões e, em último caso, sorteio.

O técnico Arthur Elias comentou em entrevista coletiva sobre a situação do Brasil que depende apenas de si e demonstrou confiança em seu grupo. “Nós vamos competir contra qualquer seleção, é assim o que eu penso. Acredito que o Brasil e nossas jogadoras não são piores que ninguém e a gente vai competir contra qualquer equipe, inclusive no próximo jogo”, disse.

Sair da versão mobile