Ícone do site Folhadamanha

Brasil lidera ranking de jogos suspeitos de manipulação

Foto: Reprodução

Bianca Simionato

PASSOS – De acordo com a publicação divulgada nesta segunda-feira, 4, pelo site de tecnologia esportiva Sportradar, o Brasil continua na liderança mundial em ranking de jogos de futebol suspeitos de manipulação, com 109 casos em 2023, mas com redução de 29% em relação à quantidade de partidas consideradas suspeitas em 2022. A Sportradar monitorou cerca de 9 mil partidas em 118 campeonatos.

Os 109 jogos controversos no Brasil, 15 são de competições organizadas pela CBF. Nenhuma, no entanto, aconteceu nas duas principais competições da elite nacional, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. A partida suspeita de hierarquia mais alta no escalão da confederação foi na Série B, a vitória por 2 x 0 do Londrina sobre o Tombense, em maio do ano passado. Há um caso na Copa Verde e as outras foram todas disputadas na Série D. Houve 44 casos a menos do que em 2022, quando o país também ficou na liderança mundial. É a primeira vez que o Brasil tem uma diminuição de jogos suspeitos desde 2020.

Segundo a pesquisa, jogo suspeito é todo aquele que exibe “provas contundentes” de viciação de resultados ou com indícios críveis de manipulação. A Sportradar afirma ter “limite alto” para essa classificação.

O futebol segue sendo, o esporte com mais jogos suspeitos no mundo, 66% de todos os casos em 2023. Isso se dá pela popularidade e pelo universo de apostas.

A Sportradar é contratada pela CBF para acompanhar jogos desde 2018 para supervisionar todos os campeonatos nacionais e todos os 27 estaduais da primeira divisão. Mas o assunto ganhou mais relevância desde que investigações policiais entraram em curso para apurar o envolvimento de jogadores e clubes em esquema mafioso de manipulação de resultados no ano passado.

 

Sair da versão mobile