30 de dezembro de 2023
MW 2024: foco no infantil./ Foto: Divulgação.
BLOCO DE MODA – Wagner Penna
O Ano Novo chegou e os planos da moda para a nova temporada começam a ser anunciados oficialmente. Para o ano de 2024, alguns dos principais eventos de moda programados em Belo Horizonte serão a Minas Trend – em duas edições, abril e outubro -, o salão de negócios BH-à-Porter – em março e agosto -, o Barro Preto Fashion Day (com as fábricas do famoso bairro de moda por atacado), além de feiras bacanas em alguns polos de confecções, caso de Juruaia, onde acontece a feira de lingerie em março.
No Brasil, o calendário fashion de 2024 se destaca com as duas edições da São Paulo Fashion Week, realizadas com vendas de ingressos para o publico em geral, com desfiles, debates, espaços de demonstração e por aí afora. Também na capital paulista acontece a São Paulo Prêt-a-Porter (no Expo Center Norte, já em janeiro), assim como a Francal (também em janeiro), além da Feira de Equipamentos e Produtos para Calçados & afins (FIMEC) em março. E ainda tem a Casa de Criadores, lançando os novos valores da moda.
Fora de Minas e São Paulo, o registro principal é o Dragão Fashion Brasil, um festival de moda e cultura, que reúne desfiles, exposições, shows, palestras e workshops, em Fortaleza, no Ceará. E há, ainda, o zumzumzum de que Goiânia vai lançar uma feira de peso, aproveitando a onda de desenvolvimento & riqueza do estado em razão do agronegócio.
Além de ter anunciado o mês de março como data de sua primeira edição do ano, o salão de negócios BH-a-Porter informou que o tema da feira será a tecnologia na moda. Algo bem atual. Inclusive o convite para o evento foi realizado com plataforma de Inteligencia Artificial e modelo + roupas virtuais. Depois, conto mais.
***
O destaque no calendário da moda mineira em 2024 será a moda infantojuvenil, tema da Minas Trend de abril próximo, inclusive com espaço próprio no Minascentro, local da feira. Um resgate bacana de um setor que já foi significativo no circuito fashion de Minas e que recomeça sua caminhada. Principalmente, a partir de polos produtivos no interior como Araújos (Oeste de Minas)
Por incrível que pareça o rosado filme da “Barbie”, entrou na listra de melhores filmes de 2023, inclusive em listas consideradas de peso. Para quem gosta da duvidosa cor, uma beleza. Para quem gosta do bom cinema, um absurdo. O certo é que a historinha do Ken que não respeita a opinião da Barbie e é punido por isso, pegou junto o público e acabou sendo a melhor bilheteria do ano em todo mundo.