Destaques Esporte

Brasil enfrenta EUA neste sábado com chances de ouro inédito

10 de agosto de 2024

Grande final marcará a despedida de Marta das Olimpíadas / Foto: Reprodução

PASSOS – Neste sábado, 10, a seleção brasileira de futebol feminino tem a chance de escrever o capítulo mais importante e vitorioso da sua história. Às 12h, o time enfrenta os Estados Unidos na final das Olimpíadas de Paris 2024, em busca de conquistar o primeiro ouro olímpico da modalidade. Até hoje, a equipe possui duas medalhas de prata.

As americanas, que já conquistaram cinco títulos olímpicos, chegam como as grandes favoritas. Nos últimos nove confrontos diretos entre as seleções, o Brasil não conseguiu vencer os Estados Unidos, com sete vitórias para as adversárias no período.

Será a terceira vez, em oito edições do futebol feminino nas Olimpíadas, que Brasil e Estados Unidos se enfrentam em uma final olímpica. Em 2004 e 2008, as norte-americanas levaram a melhor, vencendo ambas as partidas na prorrogação.

Do atual elenco brasileiro, apenas Marta esteve presente nas duas decisões anteriores. A camisa 10, uma das maiores jogadoras da história do futebol, é o grande destaque da final, especialmente pela expectativa de que esta possa ser a sua última participação em uma Olimpíada, encerrando sua carreira internacional em uma partida decisiva, exatamente como começou.

O técnico Arthur Elias já indicou que a escalação pode ter novidades. Caso Rafaelle se recupere de lesão, ela poderá voltar ao time titular, reforçando a defesa em uma formação com três zagueiras. O trio de meio-campo, que terminou a semifinal contra a Espanha bastante desgastado, ainda está em avaliação. Se Marta não começar jogando, Jheniffer ou Ludmilla podem ser as opções no ataque.

Com isso, a provável escalação do Brasil tem: Lorena; Thais Ferreira, Lauren, Tarciane e Yasmin (Rafaelle); Duda Sampaio, Yaya e Ana Vitória (Angelina); Jheniffer (Marta), Gabi Portilho e Gabi Nunes.