Destaques Esporte

Brasil cai no ranking da Fifa e Colômbia entra no Top 10

22 de julho de 2024

Brasil agora ocupa o quinto lugar do ranking da Fifa / Foto: Reprodução

PASSOS – A Fifa atualizou o ranking de seleções masculinas após a Copa América e a Eurocopa. O Brasil caiu uma posição, agora ocupando o quinto lugar, como consequência da eliminação nas quartas de final da Copa América. A Argentina, que conquistou o torneio pela segunda vez consecutiva, mantém-se na liderança. E a Colômbia entrou no top-10.

A Espanha, ao vencer a Eurocopa pela quarta vez, alcançou o terceiro lugar  no ranking. Essa competição, assim como a Copa América, trouxe diversas alterações nas classificações das seleções. Além da líder Argentina, a França, semifinalista da Euro, está entre as três primeiras colocadas.

O Brasil foi ultrapassado pela Inglaterra, que se tornou vice-campeã da Euro pela segunda vez consecutiva, resultando em uma troca de posições em relação ao ranking do mês anterior. A Colômbia, vice-campeã da Copa América, entrou para o top 10, ocupando o nono lugar, enquanto a Croácia, eliminada na fase de grupos da Eurocopa, caiu fora do top 10.

Os dez primeiros colocados no ranking da FIFA após esses torneios são: Argentina com 1.901,48 pontos, seguida pela França com 1.854,91 pontos, e a Espanha com 1.835,67 pontos. A Inglaterra aparece em quarto lugar com 1.812,26 pontos, e o Brasil em quinto com 1.785,61 pontos. Em seguida, vêm Bélgica com 1.772,44 pontos, Holanda com 1.758,51 pontos, Portugal com 1.741,43 pontos, Colômbia com 1.727,32 pontos e Itália com 1.714,29 pontos.

O modo de análise de cada país, que tem a pontuação utilizada para o ranking, foi alterado diversas vezes, mas o último, de 2018, é a regra atual considerada pela entidade.

Ao todo, 210 seleções estão presentes no ranking. O que define o que vale ser observado em cada uma delas para que estejam em sua respectiva posição são os resultados obtidos nas partidas por cada seleção no intervalo definido, sejam amistosos, partidas eliminatórias ou torneios oficiais.