8 de setembro de 2023
Tiquinho Soares, artilheiro alvinegro./ Foto: Reprodução.
PASSOS – A derrota no último fim de semana para o rival Flamengo e a redução na diferença de pontos para o segundo colocado, por conta do empate no Dérbi, ligou um alerta no torcedor botafoguense para a 23ª rodada do Brasileirão, que será disputada apenas no dia 13, em razão da Data Fifa.
Antes do início da 22ª rodada, o Botafogo tinha 90,2% de chances de título, mas após o fim da rodada, o percentual foi reduzido para 81,7%. Na segunda colocação, o Palmeiras viveu o oposto e foi a equipe que mais se beneficiou: aumentou de 5,4% para 12,6% as chances de título.
Responsável por tirar a invencibilidade do Alvinegro no Nilton Santos, o Flamengo teve uma leve subida percentual de 0,8% para 1,7%. Os rubro-negros vão precisar emendar uma boa sequência de vitórias para realmente entrar na briga pela competição. Por ora, vencer o primeiro colocado é apenas um feito isolado.
Completando o G-4, o Grêmio venceu o Cuiabá e está com 1,9% de chances de ser campeão. Vale ressaltar que a equipe gaúcha tem um jogo a menos (confronto contra o Corinthians pela 15ª rodada). No momento, Tricolores e Rubro-Negros estão empatados com 39 pontos.
Mesmo com a derrota para o América, um adversário direto na luta pela permanência na Série A, o Santos aumentou suas chances de seguir na elite de 43,6% para 50,4%. Isso se explica pelos resultados dos seus principais concorrentes para evitar o rebaixamento.
Goiás só empatou em casa, Bahia e Vasco se enfrentaram e ficaram no 1 a 1, e o próprio Coelho ainda está a cinco pontos do Peixe. Se vencer o Cruzeiro, em casa, na próxima rodada, o Alvinegro Praiano já pode sair do Z-4.
Coritiba (9,8%), América (19,3%) e Vasco (37%), completam o Z-4.