Leonardo Pedro
PASSOS – Com a vitória por 2 x 0 sobre o Grêmio, fora de casa, no último domingo, 9, o Botafogo igualou a marca do Corinthians de melhor campanha dos pontos corridos após a 14ª rodada no Campeonato Brasileiro. O Timão liderava a estatística desde 2017, quando somou os mesmos 36 pontos e foi campeão do torneio pela sétima vez em sua história.
A semelhança entre as campanhas não está apenas na pontuação. Os números da defesa e do ataque dos times também são muito parecidos. O Corinthians anotou 25 tentos até a 14ª rodada, um a mais que o Botafogo. O número de gols sofridos é igual, ambos concederam sete bolas nas redes.
A distância para os segundos colocados também assusta. Em 2017, o time comandado por Fábio Carille havia aberto oito pontos de vantagem para o Grêmio. Nesse dado o Botafogo leva a melhor, já que atualmente lidera o Brasileirão com dez pontos a mais que o Flamengo.
Por outro lado, em 2017, o Alvinegro do Parque São Jorge chegou aos 36 pontos na 14ª rodada invicto. Já o Botafogo perdeu duas vezes, mas soma número de vitórias maior do que o rival paulista.
A expectativa do torcedor botafoguense agora é de que o time tenha o mesmo desfecho que o Corinthians daquele ano: campeão. O Timão terminou o campeonato com 72 pontos e ainda teve a melhor defesa, com apenas 30 gols sofridos.
Sem perder há sete jogos, o Glorioso volta a campo na quarta-feira, 12, às 19h, para encarar o Patronato, fora de casa, em confronto válido pelo playoff da Sul-Americana. Se vencer, se classifica para as oitavas. No sábado, 15, recebe o Bragantino pela 15ª rodada do Brasileirão.