PASSOS – Botafogo e Palmeiras, que estão na disputa direta pelo título do Campeonato Brasileiro, já garantiram presença na próxima edição da Libertadores. Os resultados recentes da competição nacional confirmaram a classificação matemática das equipes para o torneio sul-americano de 2025.
Após a 30ª rodada, o Botafogo lidera o Brasileirão com 61 pontos, seguido de perto pelo Palmeiras, que soma 60, ocupando a vice-liderança. Na última rodada, o time carioca empatou em 1 a 1 com o Criciúma no Maracanã, enquanto o Palmeiras venceu o Juventude por 5 a 3 no Alfredo Jaconi. Com esses resultados e outras configurações de placar, os dois clubes já garantiram suas vagas na Libertadores.
Ainda restam quatro vagas a serem preenchidas no torneio, com possibilidade de um quinto lugar, caso o Botafogo conquiste a atual edição da Libertadores, transformando o G6 em G7. Vale lembrar que os quatro primeiros colocados do Brasileirão têm vaga direta na fase de grupos, enquanto os demais precisam disputar a fase preliminar.
No momento, o G6 é formado por Fortaleza, Flamengo, São Paulo e Internacional, mas ainda restam oito rodadas para o fim do campeonato, além dos jogos atrasados que seguem sendo disputados, o que mantém a disputa acirrada pelos lugares restantes.
Em busca de conquistar a Libertadores pela primeira vez, o Botafogo entra em campo nesta quarta-feira, 23, às 21h30, pelo jogo de ida da semifinal da competição contra o Peñarol, no Nilton Santos. A expectativa é de uma festa inédita no estádio.
Já o Verdão não joga mais a Liberta desse ano, pois foi eliminado pelo próprio Botafogo nas oitavas de final com o placar agregado de 4 a 3 para o Fogo. O Alviverde nesta reta final de temporada foca apenas no Brasileirão.