Ícone do site Folhadamanha

Bombeiros resgatam garrote que caiu em grota de 20 metros

Trabalho exigiu empenho e dedicação dos resgatistas devido ao local que tinha cerca de 20 metros de profundidade / Foto: Divulgação

Roberto Nogueira

S. S. PARAÍSO – Soldados do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros em São Sebastião do Paraíso foram mobilizados na tarde de domingo,19, para resgatar um garrote que havia caído em uma grota com cerca de 20 metros de profundidade.

Eles conseguiram retirar o animal, que pesa cerca de 300 quilos. O caso ocorreu em propriedade rural de Pratápolis e a operação durou cerca de 5 horas.

O acionamento dos Bombeiros foi por volta das 13h. O local, com relevo acidentado, apresentava um plano inclinado de cerca de 25 metros que dava acesso a uma parede vertical com mais 20 metros de altura, tornando o resgate complexo. Os resgatistas montaram uma operação que exigiu empenho e dedicação de cada integrante.

A iniciativa contou com o auxílio do proprietário, que também se empenhou para o resgate garrote. O homem cortou a vegetação trepadeira para criar um acesso para a equipe descer até o fundo da grota.

Segundo os bombeiros que participaram da ocorrência, foi necessário estabelecer sistemas de equalização de ancoragens e redução de forças para lidar com o peso do animal e garantir a segurança de todos os envolvidos. Essas técnicas de salvamento em altura permitiram aos bombeiros superar os desafios do terreno e iniciar o resgate.

Após arrastar o animal por 18 metros até o ponto de acesso criado, a equipe enfrentou a etapa final. O primeiro desafio foi o de vencer o desnível vertical e na sequência, completando a etapa de trabalho conduzir o garrote até um local seguro. A ação exigiu empenho do grupo de salvamento. A operação de resgate foi concluída por volta das 18h.

Depois de três dias preso no local após cair, o garrote apresentava fraqueza, mas as expectativas para sua recuperação nos próximos dias são positivas.

Sair da versão mobile