Roberto Nogueira
S.S. PARAÍSO – Mergulhadores da equipe de salvamento do 2º Pelotão de Bombeiros de São Sebastião do Paraíso localizaram no domingo o corpo de um jovem de 23 anos que se afogou em Itamogi.
A vítima foi vista entrando na água na tarde de sábado,12, quando desapareceu. As buscas foram iniciadas no mesmo dia e foram interrompidas ao anoitecer.
No início da tarde do feriado de 12 de outubro, o Corpo de Bombeiros foi acionado com a informação de que uma pessoa havia se afogado na lagoa. O jovem de 23 anos teria entrado em uma lagoa após um desentendimento. As buscas para encontrar o rapaz foram realizadas até o anoitecer.
Na manhã de domingo, uma outra equipe de mergulhadores dos Bombeiros retomou as buscas. A localização ocorreu por volta das 14h40 e o corpo estava a cerca de sete metros de profundidade. Perícia Técnica da Polícia Civil foi acionada para os trabalhos de praxe e posteriormente a liberação do cadáver para a funerária. A Polícia Civil em Itamogi instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias do ocorrido, trabalho que deverá ser concluído em aproximadamente 30 dias, ao final das investigações.
Inicialmente os trabalhos se concentraram em regiões onde testemunhas disseram terem visto o jovem entrar na água. A profundidade da lagoa chegava a aproximadamente 20 metros. A água também estava bastante suja, com tonalidade muito escura e com visibilidade zero. Também foi registrada a presença de objetos como galhos de árvores, além de uma canalização de fluxo de água, o que tornou a operação de mergulho complicada e de alto risco.
Dicas
O Corpo de Bombeiros reforça a importância de cuidados que podem ajudar a salvar vidas em situações que envolvem piscinas, lagoas, represas e fontes de água. Parte dos afogamentos pode ser evitada com medidas simples, como buscar se divertir em um local sob a supervisão de guarda-vidas, não misturar o uso de bebida alcoólica com diversão aquática. Também é recomendado respeitar a sinalização e os avisos de perigo, e ter muito cuidado com as crianças”.
Ainda há orientação para sempre limitar o acesso a estes locais com cercas ou grades que permitam a visualização interna, nunca brincar de jogos de apneia e ter cuidado com boias. Ao visualizar uma situação de afogamento, buscar ajuda é o caminho. Caso não tenha nenhum bombeiro nas imediações, deve-se ligar 193, número de emergência da corporação.