Ícone do site Folhadamanha

Bombeiros atendem 22 casos de fogo em Paraíso e região

TRABALHO DOS BOMBEIROS PRECISOU SER REFORÇADO COM AJUDA DE CAMINHÕES PIPAS PARA ATENDIMENTO NA REGIÃO / Foto: Reprodução

S. S. PARAÍSO – O 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros em São Sebastião do Paraíso atendeu 22 casos de incêndios e queimadas entre sexta-feira e domingo.

O número representa quase metade das 48 ocorrências registradas no período e os Bombeiros precisaram de apoio de caminhões pipa e tratores de prefeitura e particulares e da ação de voluntários para combater as chamas que atingiram diferentes cidades da região.

O combate a incêndios e queimadas, que já vinha ocorrendo desde o início do mês, foi intensificado nas últimas semanas com o surgimento de mais ocorrências na região. O atendimento ocorre na sede do pelotão em Paraíso e abrange a zona rural, mas também se estende para municípios vizinhos como Pratápolis, Jacuí, Itamogi, Monte Santo de Minas e São Tomás de Aquino.

A maioria dos casos de incêndios e queimadas foi registrada em área rural, que demanda maior tempo de empenho dos combatentes do fogo. Entre os locais atingidos estão áreas de difícil acesso, com vegetação densa e matas fechadas. A vegetação seca e os ventos fizeram com que o fogo atingisse grandes áreas, como pastagens e matas na zona rural e terrenos baldios, nas cidades.

Na tarde de sexta-feira, 23, um incêndio no local conhecido como “Mata do Rosentina” atingiu um galpão no Jardim Canadá, utilizado como depósito de madeira e desmanche de material de construção.

O barracão foi destruído pelas chamas e a rápida intervenção dos Bombeiros evitou que as chamas atingissem residências vizinhas. Como o fogo se espalhou e atingiu área da mata, o trabalho de contenção das chamas durou a tarde toda e o início da noite.

No mesmo  período, a corporação foi acionada para atender outras ocorrências, como casos às margens das rodovias MGC-491 e BR-265. Os Bombeiros também receberam chamados sobre queimadas nas comunidades rurais da Faxina, Pimentas, Marques e áreas próximas ao distrito da Guardinha sentido Lajeado, Morro da Mesa e Morro Alto.

Nas ocorrências, eles contaram com auxílio de caminhões-pipa da prefeitura e de prestadores de serviço, além de tratores com implementos para a realização de aceiros e o apoio de voluntários. Nesta segunda-feira,26, uma equipe do 2º Pelotão BM atuava na área rural do distrito da Guardinha.

Na noite de sexta-feira, no sábado e no domingo durante todo o dia a cidade foi coberta por uma densa fumaça oriunda de queimadas ocorridas no estado de São Paulo. De sábado para domingo uma pane elétrica no setor de captação fez com que a Copasa interrompesse o fornecimento de água para a população. Diversos bairros foram afetados pelo desabastecimento e, apesar do serviço ter sido restabelecido por volta do meio dia do domingo, a situação somente foi normalizada na madrugada de segunda.

Monte Santo

Na noite de sábado um grande incêndio que atingiu áreas de mata, vegetação e terrenos chegou muito próximo de atingir um depósito da Cooxupé em Monte Santo de Minas. O fogo contornou a área da cooperativa e demandou um grande esforço da equipe de brigadistas, voluntários e dos Bombeiros de Paraíso, que foram acionados para atuar no local.

Sair da versão mobile