Destaques Esporte

Bola ‘inteligente’ vai ajudar arbitragem na Eurocopa

14 de junho de 2024

Foto: Reprodução

PASSOS – A Eurocopa vai estrear uma nova bola “inteligente”. A inovação tem o nome de Fussballliebe, e contém sensores que ajudarão os árbitros a identificarem impedimentos de forma mais rápida e precisa. Ela será usada a partir desta sexta-feira, 14, na estreia da competição entre o jogo da seleção anfitriã, Alemanha e Escócia.

“A Fussballliebe apresenta a Tecnologia Connected Ball da Adidas pela primeira vez numa Eurocopa, proporcionando uma visão sem precedentes de todos os elementos do movimento da bola e contribuindo para o processo de tomada de decisão do árbitro de vídeo”, diz um comunicado da Uefa.

A bola vai agilizar o processo de marcação dos impedimentos ao enviar dados em tempo real ao VAR. Afinal, um sensor foi instalado no centro da bola que enviará dados 500 vezes por segundo para os árbitros de vídeo. Estima-se que em menos de 50 segundos as respostas serão obtidas, agilizando um processo que normalmente demora minutos. Aliás, a arbitragem poderá visualizar o momento exato do impedimento em 3d.

Além disso, a Fussballliebe ajudará o VAR a identificar cada toque individual na bola, e até mesmo toques de mão.

Com o auxílio de várias câmeras que captarão os movimentos dos jogadores, será possível saber o momento exato em que o jogador tem contato com a bola. Os sensores internos na Fussballliebe poderão determinar em casos de toque de mão, ou se a bola tocou em outra parte do corpo primeiro.

A fase de grupos da Eurocopa vai até o dia 26 de junho, e a partir dali começam os mata-mata. A final está prevista para o dia 14 de julho.