13 de abril de 2023
A empresa deve ceder um repasse de R$1 milhão em três anos para o projeto./ Foto: Divulgação.
Rafael Marcon
PASSOS – A Heineken aderiu, nesta quinta-feira, 13, ao projeto Bocaina Produtor de Água, desenvolvido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Passos e outras instituições e que adota o sistema de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) para estimular ações sustentáveis nas propriedades rurais. A empresa deve investir R$1 milhão durante três anos.
Na manhã de ontem, representantes da cervejaria e do projeto estiveram reunidos com o prefeito Diego Oliveira para a assinatura do convênio.
De acordo com o vice-presidente de operações da Heineken no Brasil, Rodrigo Bressan, a assinatura de adesão ao Projeto Bocaina Produtor de Água faz parte do programa de sustentabilidade da empresa. “A cervejaria em Passos é um projeto super importante para a Heineken Brasil. É o primeiro que iremos fazer do zero, estamos expandindo cervejarias dado o crescimento do mercado. Operar em Minas Gerais sempre foi um sonho para a Heineken Brasil”, disse.
“Operar aqui, é operar em uma cervejaria de alta tecnologia que vai demandar muito conhecimento das pessoas da cidade de Passos e da região, mas que também vai trazer muito de sustentabilidade, muito do cuidado e respeito para com essas pessoas e para com o meio ambiente. Hoje, vimos a importância do Projeto Bocaina. Estamos muito felizes em fazer parte disso, porque nosso compromisso de gerar um mundo cada vez melhor se torna realidade”, afirmou.
Para Diego, a adesão da Heineken demonstra responsabilidade em relação ao projeto no município. “Quero parabenizar a dedicação e carinho da Heineken em Passos. Esse gesto de assinatura junto com o Bocaina demonstra a responsabilidade da Heineken com o projeto e com o município. A vinda da empresa para Passos foi algo construído, o grupo Heineken já faz parte de nossa cidade”, disse.
O diretor regional de operação da Heineken, Saulo Miguel, afirma que a produção de forma sustentável é interessante para a empresa. “A gente vai estar próximo de um mercado consumidor importante para a Heineken, então prontamente você diminui a pegada de carbono, porque o transporte de matérias-primas e produtos finais fica menor. É ambientalmente mais interessante e leva o desenvolvimento para o país, saindo daquela polarização conhecida, levando o progresso para a população, por isso é sustentabilidade vivida na prática”, disse.
“A nossa visão é a nossa estrela, a nossa marca em cada coração, em cada copo brasileiro. Pela qualidade, pela forma como a Heinekein se porta, pelo respeito a todos os stakeholders, meio ambiente e consumidores, a marca está ganhando corações. Quanto mais corações, mais copos precisamos encher, então precisamos de capacidade produtiva e é está razão que a gente está vindo para cá, somada as questões de sustentabilidade e da relação custo beneficio para a comunidade e para a companhia”, disse.
O Projeto Bocaina é desenvolvido pela Ana em parceria com o a prefeitura, o Saae, a Polícia Militar de Meio Ambiente, o Rotary Clube de Passos, Seara Alimentos, Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), Sindicato dos Produtores Rurais de Passos (SinRural), Comitê de Bacia do Médio Rio Grande, ONG Deus Proverá, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agropecuária e Abastecimento (Semab), 2ª Companhia de Bombeiro Militar, Instituto Social Educacional e de Pesquisa de Minas Gerais (Isepem), Projeto Grande Minas – União pelas Águas, Universidade do estado de Minas Gerais (Uemg), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Câmara Municipal de Passos e Instituto Estadual de Florestas (IEF), entre outros.
PASSOS – A vinda da Heineken para Passos foi decidida com base na localidade estratégica, sustentabilidade, abundância de água e perspectiva de crescimento industrial. De acordo com o vice-presidente de operações da empresa no Brasil, Rodrigo Bressan, a qualidade da água que o município oferece foi um fator crucial para a escolha da cidade.
“Tem uma questão de Minas Gerais ser importante logisticamente falando, mas também tem a questão da disponibilidade e qualidade da água que a gente pôde ver na prática, que é muito importante. Isso reforça cada vez mais nosso compromisso com o meio ambiente, então esse projeto é lindo aqui e explica um pouco porque estamos no estado de Minas e na cidade de Passos”, disse.
“Estamos gerando 350 empregos diretos na cervejaria, mas muitos empregos de forma indireta. Vemos uma capacidade de geração de emprego e desenvolvimento gigante para a cidade de Passos. Temos um fator de multiplicação relevante: a cada emprego direto, outros sete indiretamente. Com certeza ao longo desses dois anos, a gente vai ver a cidade se transformando e a gente fica muito feliz com isso”, disse.
O diretor regional de operação da Heineken, Saulo Miguel, também aponta a qualidade da água como essencial para a vinda da empresa para Passos. Segundo ele, o Projeto Bocaina vai de encontro com as diretrizes da empresa. “Sustentabilidade é um negócio que se paga. A gente não pensa em cervejaria para dez anos, mas sim para sempre. Então, precisamos de capacidade produtiva e a cidade escolhida foi Passos”, disse.
“Importante dizer que quando se escolhe uma cidade para a Heineken, a escolha não é somente dentro do Brasil. A empresa é global, Passos concorreu com várias cidades no mundo. Sobre a água, temos alguns mantras na empresa e um deles é que: qualidade não se discute. Qualidade é valor, não é objetivo, nem meta. Ela está dentro dos nossos valores, descrita dentro do respeito. Óbvio que uma cervejaria começa com a qualidade de sua água, e aqui é outra vantagem da cidade”, afirmou.
Segundo o mobilizador do Projeto Bocaina Produtor de Água Dirceu de Oliveira Costa, a parceria com a Heineken é importante para o projeto. “Através das construções das barraginhas, das proteções das nascentes e readequação das estradas rurais, conseguimos controlar essa água no montante da cidade, evitando problemas ambientais e falta de água no período seco”, disse.
“Ele traz também muito benefício para o produtor rural, porque a pastagem fica mais úmida e a lavoura tem mais água e menos erosão. A Heinekein entra como parceira no projeto com um repasse no valor significativo e vai nos ajudar muito na realização das obras. A empresa pode nos ajudar muito e nós também ajudamos, já que a água é a base da fabricação da cerveja”, revelou.