BLOCO DE MODA – Wagner Penna
O mês de abril começou com boas novas para a moda mineira. Além da feira Minas Trend, que vai ser realizada entre os dias 11 e 13, no Minascentro, em BH, as notícias de que o governo mineiro deve anunciar estratégias para apoiar o setor, trouxe otimismo pela sua dimensão, um plano amplo, envolvendo, no mínimo, quatro secretarias estaduais.
Na realidade, o governador Zema já vem demonstrando seu empenho em fortalecer a área, com várias iniciativas que prestigiam os criadores & indústria de moda. Na feira de turismo WTM, em São Paulo, ele esteve presente e levou as marcas Apto 03, Barbara Bela e Plural + calçados Debora Germani para o desfile. Na segunda quinzena deste mês, o Circuito Liberdade, em BH, vai apresentar debates sobre ‘Moda & Modernidade’.
Fora do circuito oficial, entidades de peso também investem na área, caso da Fiemg, com a própria Minas Trend (que ela promove), assim como o Sebrae-MG, que vem implementando os APL’s ligados à área em todo o Estado. Da mesma forma, o CDL/BH vem, há tempos, apoiando ações que estimulam a produção de moda na região metropolitana.
Tudo isso vem em boa hora, pois os desafios que a indústria da moda mineira (notadamente o vestuário) enfrenta exigem que esse apoio seja mesmo intenso, eficiente e eficaz.
VAIVÉM
O estilista Victor Dzenk deu rasante Alagoas para fotografar sua coleção verão 2024. O tema do lançamento homenageia a Rota Ecológica dos Milagres, fica ao norte de Maceió. Três dias de muito trabalho e volta correndo para últimos detalhes do desfile no Palácio da Liberdade, do qual é um dos curadores. Os modelos da nova coleção VD são fluidos e as cores remetem ao mar, ao verde local e sinuosidade do litoral.
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O estilista Eduardo Amarante realizou desfile no auditório da OCA, no Ibirapuera/SP, focado na diversidade & inclusão + show de Elba Ramalha. Teve também cerimônia com lider indígena em torno do estilista. Tudo muito bonito. O ponto alto da noite foi a apresentação da marca Amarante do Brasil.
PONTO FINAL
A busca pelo resgate do vigor da nossa moda existente na década de 1980, quando o Grupo Mineiro foi a vitrine de uma nova realidade fashion entre nossas montanhas, é algo altamente salutar. Mas duas iniciativas são essenciais para isso: 1) a real de integração/união de toda a cadeia produtiva & criativa do setor; 2) a identificação realista do que deve ser abordado, considerando o crescimento de outros polos concorrentes e poderosos no país, a chegada de tecnologia sofisticada na produção & varejo de moda. A partir disso, concentrar a força do marketing fashion nas linhas produtivas onde Minas se destaca no assunto.
Amém!!!