Ícone do site Folhadamanha

Bloco 6 da Uemg passa por ajustes finais antes de reinauguração

Além das melhorias realizadas, o bloco 6 ainda contará com novos equipamentos e a estruturação de um restaurante universitário / Foto: Reprodução

VINÍCIUS BORGES

 

PASSOS – O bloco 6 da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), unidade Passos, que passa por reformas desde maio do ano passado, deve ser reinaugurado em breve.

De acordo com o vice-diretor da Uemg Passos, Vinícius de Abreu D’Ávila, os investimentos para a realização da reforma são parte do orçamento que a instituição recebe anualmente. Quando se iniciou a nova gestão, foi feita uma atualização das plantas de todos os blocos, tal como o levantamento de demandas e pendências.

“No início de 2022, chegamos com o projeto todo pronto, assim como a documentação para licitação, e pleiteamos junto a reitoria, que parte do orçamento daquele ano fosse para atender a nossa demanda. A solicitação foi aceita, foram feitas duas licitações, sendo que na segunda tivemos sucesso. A assinatura do contrato tal qual a ordem de serviço foi emitida em 2023 e as obras começaram no primeiro semestre do mesmo ano”, afirma.

Segundo D’Ávila, a reforma abrangeu uma série de melhorias como a mudança dos pisos, sistema de calha, parte elétrica, troca de telhado por um material termoacústico, pintura de todo prédio, acessibilidade para cadeirantes, sistema de monitoramento de câmeras e reestruturação do cabeamento de internet. Além da criação de um auditório com 50 lugares e de um refeitório para os servidores.

O vice-diretor disse que os demais blocos da unidade de Passos também passaram por melhorias. “Os Blocos 2, 3 e 9, que são alugados já foram finalizados, passando por pintura, troca de toldo, manutenção de banheiros, trocas de portas e janelas. O Bloco 7 que é a nossa Fazenda Experimental, também já finalizamos e inauguramos no iniciou desse ano, onde foi investido mais de 700 mil em reforma e mais de 1 milhão em construção de casas de vegetação. Já os Blocos 4 e 5 estão em reforma e são muitas demandas em andamento. Por fim, a reforma do Bloco 1 só irá começar após o fim do Bloco 6, por questão de logística”, completou Vinícius.

Restaurante Universitário

O vice-diretor informou que a construção do restaurante universitário possui três fases. A primeira é a reforma do espaço, que está em processo de finalização. A segunda é a licitação do mobiliário, que está sendo adquirido com emenda parlamentar de dois deputados: Cássio Soares que destinou R$145 mil, e Betão, R$100 mil.

De acordo com Vinícius, a documentação já foi feita e está sendo aguardada a licitação dos itens. Para o restaurante serão compradas mesas e cadeiras novas, sistema de climatização, sistema de catraca, balcões quente e frio para servir os alimentos, entre outros itens.

Já a terceira etapa é a contratação da empresa que servirá as refeições. “Existe um grupo de trabalho entre a reitoria e a unidade que está elaborando o edital. Parte do valor das refeições será subsidiado por orçamento do governo. Recentemente, houve uma alteração de lei a partir de uma proposição da deputada Lohanna França e do deputado Cássio Soares para incluir o Restaurante Universitário como forma de auxílio estudantil nas Universidades Estaduais mineiras”, afirma.

Equipamentos

O bloco 6 também contará com novos equipamentos para o uso dos estudantes, segundo informações da direção. Essas aquisições são fruto de recursos conseguidos por meio de emendas dos deputados Cássio Soares e Lohanna França, sendo destinados para os cursos de comunicação e design.

Dessa forma, o vice-diretor disse que serão adquiridos equipamentos como impressora 3D, câmera de vídeo e foto, microfone, TV, caixa de som, dentre outros. Assim, esses itens atenderão os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Design de Moda, prioritariamente, mas também outros que fizerem atividades correlatadas.

Sair da versão mobile