Vinícius Borges
PASSOS – A Associação Comercial e Industrial de Passos (Acip) prevê que as vendas no comércio do município com a Black Friday devem ficar 8% acima do movimento registrado na promoção de 2024. Estabelecimentos comerciais da cidade já estão em clima de ofertas e a Black Friday acontece nesta sexta-feira, 29.
Segundo o presidente Acip, Renato Mohallem Santiago, os produtos mais vendidos durante a Black Friday em Passos seguem o padrão nacional, com destaque para eletrônicos, eletrodomésticos, roupas, calçados e gêneros alimentícios.
“A maior queda de preço neste ano tende a ser nos eletroeletrônicos, com descontos variando bastante, o que representa uma oportunidade para quem deseja adquirir produtos como smartphones, televisores, notebooks, dentre outros”, disse o presidente.
Para aproveitar a data, comerciantes organizam estoques e treinam os funcionários. “A Black Friday é sempre um momento de grande movimento para nós. Começamos a nos preparar com antecedência, organizando o estoque e preparando a loja para receber um número maior de clientes. Além disso, treinamos a equipe para garantir um atendimento rápido e eficiente, já que os consumidores ficam muito ansiosos para aproveitar os descontos”, afirma o comerciante de vestuário Luiz Henrique Pinheiro.
Em relação à concorrência com o comércio eletrônico, lojistas apontam que as lojas físicas ainda têm vantagens. “Muitos ainda preferem a experiência de ver os produtos ao vivo e tocar neles antes de comprar. A possibilidade de levar o item imediatamente, sem precisar esperar pelo envio, também é um grande atrativo. Ainda temos promoções exclusivas na loja física e, muitas vezes, o atendimento personalizado é um diferencial importante”, completou Luiz.
“Realmente, a Black Friday exige muita organização e paciência. Às vezes, o movimento é tão grande que fica difícil dar atenção a todos os clientes ao mesmo tempo. Por isso, é importante ter uma equipe bem treinada e distribuir as tarefas de maneira eficiente. Mas é um período muito bom, com muitas vendas e a chance de fidelizar novos clientes”, afirma o vendedor do comércio de variedades Fabrício Ademar Santos.
“Eu gosto de antecipar minhas compras, especialmente para o Natal. No ano passado, comprei muitos presentes pela internet antes mesmo da Black Friday porque as promoções são muito melhores. Mas ainda deixo algumas compras para dezembro, principalmente para coisas que estou em dúvida ou para algo mais específico, que pode surgir na última hora”, afirma Júlio Nogueira Alves.
Pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG) mostra que 54% dos consumidores mineiros devem optar pelas compras nas lojas online nesta Black Friday, enquanto 46% preferem as lojas físicas.
O levantamento também aponta que entre a preferência dos consumidores é por eletrônicos e eletrodomésticos (25,1%), seguido por vestuário e calçados (24,7%), supermercado e hipermercado (11,6%), cosméticos e perfumaria (11,2%) e móveis (7,7%).
Em relação aos meios de pagamento, o cartão de crédito parcelado deve ser a forma utilizada por 52% dos entrevistados, seguido por cartão de crédito à vista e Pix, com 16% cada. Cartão de débito aparece na sequência, com 13% e, por fim, o dinheiro somando apenas 3%.
A pesquisa apontou também que, embora a maioria das lojas realize promoções ao longo de todo o mês, 80% dos entrevistados devem ir às compras no dia 29, quando esperam por maiores descontos.
Tendo em vista a proximidade da Black Friday com o Natal, o levantamento procurou saber se os mineiros pretendem antecipar suas compras. A maioria (36%) disse que as compras de Natal ficarão para a última hora, enquanto 32% querem mesmo aproveitar a Black Friday. Outros 32% preferem comprar na primeira semana de dezembro, arriscando num possível “rescaldo” da Black Friday.