Ézio Santos
S. S. PARAÍSO – A comunidade católica do distrito de Guardinha, em São Sebastião do Paraíso, recebe na próxima terça-feira, 10, um padre que vai administrar a paróquia Senhor Bom Jesus. Neste fim de semana, o pároco Carlos Virgílio Saggio se despede dos fiéis. A comunidade pertence à matriz de Nossa Senhora de Sion e o novo pároco será acolhido em cerimônia solene às 19h.
Em nota oficial divulgada há alguns dias, o bispo de Guaxupé, dom José Lanza Neto, nomeou César Acorinte, que estava sem paróquia quando solicitou, em fevereiro deste ano, a renúncia da matriz Santa Terezinha do Menino Jesus, em Itaú de Minas, por uma suposta desobediência aos preceitos da classe dos párocos diocesanos. Procurado ontem pela reportagem, o passense se negou a conversar sobre sua transferência para Guardinha.
O distrito de pouco mais de 2 mil habitantes fica 26 km de distância de Paraíso, passando pela rodovia MG-050, sentido divisa com São Paulo. Todo o percurso é asfaltado.
Neste domingo, às 9h, o padre Francisco Alberti Ferreira passa a exercer a função de administrador da paróquia Nossa Senhora das Dores, no distrito de Babilônia, sede da Área Pastoral da Canastra, município de Delfinópolis. Ele substitui o padre Célio Laurindo que já foi acolhido pela comunidade católica de São Judas Tadeu, em Passos.
Dia 25 de julho de 2024, o Papa Francisco atendeu à solicitação de pedido de dispensa do Ministério Sagrado, feita pelo padre Gilvair Messias da Silva. Em cumprimento às orientações emanadas pelo dicastério romano, a comunicação foi feita ao clérigo dia 3 de setembro de 2024. O texto está publicado no site da Diocese de Guaxupé.