3 de agosto de 2024
Bia conquista o ouro em sua primeira participação olímpica / Foto: Reprodução
PASSOS – É ouro! Beatriz Souza conquistou, nesta sexta-feira, 2, a primeira medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Até então, a equipe canarinho havia conquistado três bronzes e três pratas.
Em sua primeira participação olímpica, Bia fez uma campanha impecável e garantiu a medalha dourada ao vencer a israelense Raz Hershko na final da categoria acima de 78 kg do judô. A brasileira se tornou a primeira mulher brasileira estreante nos Jogos a ser campeã olímpica em provas individuais.
A medalha também firma ainda mais o Brasil como uma potência no judô. Com a prata de Willian Lima (66 kg), o bronze de Larissa Pimenta (52 kg) e o ouro de Beatriz Souza (+78 kg), o esporte chega à sua 27ª medalha olímpica. É o esporte que mais trouxe conquistas para os brasileiros, colocando o Brasil como o quinto melhor país da história do judô olímpico.
Nos Jogos do protagonismo feminino (a equipe verde e amarela tem mais mulheres do que homens pela primeira vez), a primeira conquista dourada do Brasil veio de uma judoca até então desconhecida por boa parte do público brasileiro, mas que sempre foi presença constante nos pódios das principais competições do esporte.
A atleta de 26 anos já foi campeã do Grand Slam de Baku, no Azerbaijão, e do Grand Prix de Linz, na Áustria. Em Mundiais, faturou pratas nas edições de 2021 e 2023, além de ter sido eleita a melhor judoca de 2023 pelo COB. Agora, Beatriz Souza está eternizada na modalidade no país, com o ouro conquistado.
O Brasil agora soma sete medalhas: três no judô, duas na ginástica artística, uma no skate e uma na marcha atlética.