Bem-Estar Destaques

Grupo de pesquisa da Uemg promove atividade física e de saúde

2 de agosto de 2021

Reprodução.

PASSOS – O Grupo de Pesquisa em Atividade Física Saúde e Envelhecimento (Gpase) busca estimular a participação de estudantes pesquisadores a partir de uma estrutura interdisciplinar. Os líderes do grupo são os professores dos cursos de Educação Física da Unidade Passos, Brandel Filho e Bruno Camilo.

O Gpase foi fundado em Abril de 2021, os líderes do grupo realizaram o registro junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)um ano após o início das atividades. “A área do envelhecimento, em especial, necessita de maior fomento e pesquisas constantes, e foi uma oportunidade de unir professores e alunos com diferentes saberes e interesses, para o fortalecimento desta temática na Unidade”, comenta o professor Brandel.

A equipe de membros pesquisadores é composta por Camila Oliveira, coordenadora do PPG em Psicologia da Faculdade Imed/RS, e Paulo Ricardo Nunes, docente nos cursos de Educação Física Uemg/Passos. No período de pandemia todos os encontros do grupo estão acontecendo de forma virtual e ocorrem a cada quinze dias, de acordo com o calendário já definido pelo grupo.

Entre os trabalhos realizados, o grupo atualmente está executando uma pesquisa sobre o impacto da pandemia da covid-19 na sociedade, a pesquisa disponível no momento tem como público-alvo os idosos acima de 60 anos, anteriormente o grupo executou outras coletas de dados abrangendo outras faixas etárias e também profissionais da área de Educação Física, com cerca de 600 participantes.

“Esta pesquisa já permitiu o desenvolvimento de dois Trabalhos de Conclusão de Curso, agora sendo adaptados pra publicação em periódicos e futuro acesso pela população”, complementa o professor Bruno, que também é o atual coordenador do curso de Educação Física Bacharelado.

Recentemente o professor Brandel Filho se tornou membro do Conselho Municipal de Saúde de Passos-MG, representando a Uemg. “Já existem algumas ações e projetos em andamento, neste sentido, que serão divulgados em breve, e esperamos que mais projetos sejam desenvolvidos. Nossa preocupação principal é que as pesquisas e ações do grupo tenham alguma relevância junto à realidade em saúde de MG e do Brasil”, destaca.

Outra atividade realizada pelo Grupo acontece em parceria com a professora Camila Oliveira, da Imed/RS, se trata de uma pesquisa de mestrado que aborda a adaptação de uma escala de estima corporal, a ênfase do trabalho é voltada para a investigação de aspectos de saúde emocional.

A equipe de estudantes do Gpase é formada pelos discentes, Almir Leme, Ana Cláudia Vasconcelos, Ana Júlia Figueiredo, Anne Lima, Bruno Henrique Amaro, Juliano Frazão, Patrick de Oliveira, Rafael Hostalácio e Tayron José. Outros discentes já estão em contato com o Grupo em busca de serem incorporados como novos membros.

Pesquisa com idosos

Recentemente o Grupo disponibilizou nas redes uma pesquisa em busca de coleta de dados sobre a influência do distanciamento social no período de pandemia. “Trata-se de parte de uma pesquisa maior, que já vem sendo desenvolvida por nós há um ano na Uemg, em parceria com as professoras Gabriela Baranowski e Gislaine de Souza, também docentes dos cursos de Educação Física. Agora estamos com foco nos idosos, para entender como a pandemia está afetando as vidas deles, algo importante para planejamentos futuros de atendimento em saúde e promoção de políticas públicas”, explica o professor Brandel.

Esta etapa da pesquisa é coordenada em conjunto pelos professores Brandel e Bruno e foi aprovada no Programa Interno de Incentivo à Pesquisa (Proinp) da Uemg Passos, com participação das estudantes Ana Cláudia Vasconcelos e Ana Júlia Figueiredo. “É uma ação do grupo, em si, contando com o auxílio de todos os membros, em diferentes níveis, além da parceria com as professoras Gabriela Baranowski e Gislaine de Souza”, comenta o professor Bruno.

A pesquisa com os idosos estará disponível até o mês de dezembro deste ano.