5 de abril de 2023
Ezio Joele Filho (ezinho@folhadamanha.com.br)
Band TV conquistou a vice-liderança isolada no país com o primeiro confronto entre Flamengo e Fluminense pela final do “Campeonato Carioca” na noite de sábado (1º). Das 20h30 às 22h32, a emissora anotou 9,4 pontos de média, “share” [compartilhar] de 16,7% e pico de 10,4 pontos, que reúne os índices dos 15 mercados aferidos pela Kantar Ibope Media. A transmissão alcançou mais de 13,5 milhões de pessoas.
***
“É Tudo Verdade”, faixa dedicada ao mais importante festival de documentários do país, está de volta semanalmente ao “Canal Brasil” a partir desta quarta-feira, às 20h. “Gyuri”, “7 Cortes de Cabelo no Congo”, “Segredos de Putumayo” e “Amigo Secreto” são os quatro filmes programados para abril. A curadoria da programação é do crítico de cinema, jornalista e escritor Amir Labaki.
***
“Gyuri”, escolhido para abrir a faixa, conta a história de Claudia Andujar, fotógrafa que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial e dedicou a vida à proteção dos povos Yanomami na Amazônia brasileira. O filme ainda traz os diálogos de Andujar com o xamã e líder político Yanomami, Davi Kopenawa, e com o ativista Carlo Zacquini, com a interlocução do filósofo húngaro Peter Pál Pelbart.
Os protestos na França, que já afetam a economia, e a pressão dos Republicanos por mais acesso às armas nos Estados Unidos estão entre as pautas do “Legião Estrangeira”, que a TV Cultura exibe nesta quarta-feira, às 22h. A repórter americana Catherine Osborn, o correspondente suíço Tjerk Bruhwiller e a jornalista brasileira Maria Paula Carvalho são os debatedores.
***
A visita a exposição “A Vida de um Ícone”, em São Paulo, que mostra, de maneira imersiva, a história da artista Frida Kahlo, é mostrada no “Operação Mesquita” na madrugada de quarta para quinta-feira, logo após “The Noite com Danilo Gentili”, no SBT. Também na capital paulista, o repórter Luiz Otávio Coelho Mesquita visita a exposição do Banksy, um dos artistas mais famosos do mundo.
***
A quinta temporada do “Canta Comigo” estreia no domingo (09), às 18h, na Record TV, novamente sob o comando do apresentador Rodrigo Faro, que está à frente do “reality” musical desde 2020. Os ritmos apresentados podem ser bem variados e o ápice da atração acontece quando todos do júri se levantam e formam uma só voz. O vencedor leva para casa um prêmio de R$ 300 mil.
A atriz e modelo Érika Januza, nome artístico da mineira Érika Januza da Trindade Gomes, de 37 anos, posou à beira-mar em uma sequência de cliques paradisíacos compartilhados em suas redes sociais. Com um biquíni clássico, na cor de roxa, sem detalhes, a mineira da cidade de Contagem ganhou diversos elogios. “Se a gente não tivesse feito tanta coisa… Se a gente não dissesse tudo tão depressa, se não fizesse tudo tão depressa…”, refletiu a “sereia” Érika, na legenda do ensaio no Instagram.