Ezio Joele Filho (ezinho@folhadamanha.com.br)
A influenciadora digital mineira Daniela Oliveira, de 28 anos, foi eliminada no décimo quarto episódio da nona temporada do “Bake Off Brasil – Mão na Massa” na noite de sábado (18), no SBT. Ela teve um resultado ruim na soma das provas técnica e criativa. Em contrapartida, o comissário paulistano Marcel Toni, de 41 anos, conquistou seguidamente o avental azul de Mestre Confeiteiro.
***
“História do Mundo” (History of the World – Part I/EUA-1981) é o cartaz do Cineclube Pipoca e Bala Pipper desta terça-feira, às 20h, no anfiteatro da Casa da Cultura. Do gênero comédia/musical, o filme conta com Mel Brooks, Dom DeLuise e Madeleine Kahn. É um olhar cômico sobre a história da humanidade, cobrindo eventos desde o Antigo Testamento até a Revolução Francesa.
***
O cantor, violeiro e ator mineiro Guito mostra sua porção musical no “Luar do Sertão”, que a TV Aparecida exibe nesta terça-feira, às 19h30. Com 39 anos de idade, ele é um profissional independente, que percorre o Brasil promovendo um estilo de vida simples, de músicas naturais que remetem ao interior e à natureza. Além de cantar suas músicas autorais, Guito fala sobre sua viola de dois braços.
***
Dia da Consciência Negra é lembrado no “Aparecida Debate”, que a TV Aparecida exibe nesta terça-feira, às 21h30. Cantor de jongo e autor de centenas de pontos de jongo, o mestre Jefinho Tamandaré, fundador e presidente da Associação Cultural Quilombolas do Tamandaré, marca presença no programa. Pela internet, uma conversa com o saxofonista, compositor e arranjador Renato Felix.
***
O ator, dramaturgo e educador paulista Clayton Nascimento é o entrevistado do “Provoca” desta terça-feira, às 22h, na TV Cultura, sob o comando de Marcelo Tas. Em cartaz com a premiada peça “Macacos”, o artista fala como foi receber o elogio da atriz Fernanda Montenegro no teatro, conta sobre um assalto racista que sofreu, explica como foi a formação da segurança pública no Brasil.
***
Os cozinheiros com mais de sessenta anos vão enfrentar a famosa seletiva no primeiro episódio da segunda temporada do “MasterChef +”, cuja estreia é nesta terça-feira, às 22h30, na Band TV. Eles vão cozinhar para os jurados e precisam provar que merecem ganhar um avental do “MasterChef +”. São vinte cozinheiros disputando os aventais da segunda temporada do “talent show”.
A atriz e modelo Mariana Marquini, representante do Goiás Futebol Clube, conquistou o título de “Miss Copa do Brasil 2023”, que aconteceu em São Paulo. Ela superou suas quinze concorrentes na disputa. “Não consigo explicar essa felicidade, é o meu primeiro concurso de Miss. Foi um título inesperado”, resumiu a bela e escultural morena de 22 anos. “Pensei em desistir, passei muitos perrengues na semana da final. Meu vestido de R$ 12 mil rasgou, tive problema com meu biquíni, ele arrebentou um dia antes. Nada saiu como planejado. Chorei muito na véspera, entrei em desespero. Mas com ajuda de amigos consegui resolver tudo a tempo. Foi emocionante”.