Ícone do site Folhadamanha

Barra investe R$127 mil em festival de gastronomia

S. J. BARRA – A Prefeitura de São José da Barra investiu R$127 mil no 1º Festival de Gastronomia, Cultura e Mineiridade. A competição começa hoje, 28, e vai até o dia 4 de março com a realização de uma festa de encerramento.

Segundo os organizadores, cerca de cinco mil pessoas são esperadas no festival durante o mês de fevereiro e mais três mil na festa de encerramento. Durante a festa, além de atrações musicais, o chef Curtss também vai comandar a “cozinha show”, com a preparação de prato ao vivo, além de apresentações detalhadas sobre o trabalho desenvolvido com os negócios locais, com foco no tema do festival, na identidade da gastronomia local e na importância da valorização da cultura gastronômica do município para o desenvolvimento do turismo local.

De acordo com a chefe do setor de Cultura, Lorraine Oliveira Nunez, nove estabelecimentos devem participar do evento, são eles: Barra Grill Bar e Restaurante, Pastelaria da Iria, Celeiro Gastronomia Reinventada, Restaurante Sabor de Minas, Restaurante e Pesqueiro Casa da Fazenda, Luizinho Lanches e Restaurante, Pousada e Pesqueiro Ilha Bela, Pizzaria e Esfiharia Tramonto e Wale Café.

Segundo a secretária, o evento terá um circuito gastronômico terá o apoio do Sebrae Minas, por meio de consultorias individuais do programa “Prepara Gastronomia” aos restaurantes, que devem desenvolvem cardápios especiais para a ocasião. Segundo ela, nesta edição, o festival terá o milho como ingrediente principal e os estabelecimentos participantes dever colocá-lo nos pratos.

“O Festival de Gastronomia, Cultura e Mineiridade de São José da Barra é uma ação do programa Prepara Gastronomia, iniciativa do Sebrae Minas para fomentar a culinária local e impulsionar os negócios do segmento como bares, restaurantes, pizzarias, cozinhas e gastronomia rural, por meio de capacitações”, disse Lorraine.

De acordo com os organizadores, após a degustação, os clientes poderão avaliar os pratos até o dia 1º de março e os três restaurantes melhores colocados serão premiados com troféus.

O festival deve contar com aproximadamente 70 horas de consultorias presenciais, divididas em três fases, gestão operacional integrada, melhoria de processos produtivos, com ênfase em finanças e estratégias para redução de custos e gestão comercial, elaboração de cardápios, fichas técnicas e oficina coletiva, técnicas de empratamento, apresentação, captura de imagens e edição.

Sair da versão mobile