Destaques Geral

Barra abre Circuito da Queima do Alho com atrações na praia da Figueira

8 de abril de 2024

Ézio Santos

Especial para a Folha

 

S. J. BARRA – A etapa inicial do Circuito Mineiro da Queima do Alho acontece neste domingo, a partir das 11h, em São José da Barra. Pela primeira vez, as tendas das comitivas, salgados, doces e bebidas ficarão na orla da Praia Artificial Municipal Ponta da Serra, no Lago de Furnas, inaugurada no final do ano passado.

Todos os anos a festa é beneficente. O Grupo de Apoio a Pacientes Oncológicos de Passos e Região (Gapop-R) e o Lar São Vicente de Paulo, da vizinha cidade de Alpinópolis, vão ratear igualmente a arrecadação com a venda dos pratinhos para comer à vontade, pagando apenas R$ 5, mais o lucro da locação de comidas típicas.

O que chama atenção em todas as etapas são as comitivas visitantes, que preparam apenas o almoço de acordo com a culinária que predomina em suas cidades. “Teremos representantes de 24 municípios cozinhando a refeição básica e pratos especiais para todos os gostos. Haverá, a parte, tendas de diversos tipos de salgados, doces, sorvetes e sucos. A comercialização das bebidas tradicionais fica por conta das entidades a serem beneficiadas”, afirma o coordenador do grupo denominado Barra Velha, Washington Lemos Carvalho.

“Minha equipe espera o recorde de público, superior a 5 mil pessoas visitantes. Além de ser a primeira etapa, muita gente vai aproveitar e curtir a nossa prainha, que está ficando linda. O local é maravilhoso e vale apenas o povo vir. Em nome do prefeito Paulo Sérgio Leandro, convido a todos para nos prestigiar domingo agora”, disse.

Pelo calendário dos organizadores gerais, ao longo de 2024 foram selecionados mais 23 municípios. A próxima comitiva a acolher as demais é de São Tomás de Aquino, dia 21 deste mês, feriado de Tiradentes. A Queima do Alho é realizada entre abril e dezembro, encerrando dia 8, com 100% da renda destinada ao Hospital Regional do Câncer.