Destaques Literatura

Autor de Passos no “Roteiros Adaptados”

13 de dezembro de 2023

Obra de autor José dos Reis Santos, de Passos, é selecionada para concurso da Editora Persona./ Foto: Arquivo FM.

LITERATURA

O autor passense José dos Reis Santos teve um texto selecionado para a antologia nacional “Roteiros Adaptados 2023 – Textos baseados em filmes”. A coletânea da Editora Persona, do Paraná, reúne obras poéticas, crônicas e contos criados com base em filmes nacionais ou estrangeiros de qualquer época.

Conforme a editora, existem muitos filmes cultuados e famosos baseados em livros. O que a editora pretende com a coletânea ‘Roteiros Adaptados 2023’ é inverter esta ordem, fazendo com que o autor se baseie em um filme para criar um conto, crônica ou poema. O filme pode ser de qualquer nacionalidade e qualquer época. Os textos não narram a história do filme, mas sim conter algo que esteja presente na obra. Assim sendo, o tema é livre dentro do universo do filme.

Outros dois autores de Passos – Adaílton Almeida e Raquel Maia – tiveram poemas selecionados para outra coletânea nacional da mesma editora: “Desejos Profundos – Coletânea de textos eróticos”.

As duas coletâneas devem ser publicadas até o início do próximo ano. Ambas já entraram em pré-venda, devendo assim permanecer até o fim do mês. No caso da “Roteiros Adaptados”, José Reis e outros 35 poetas tiveram textos selecionados, o mesmo ocorrendo com outros 35 autores de contos e crônicas.

O poema do autor – que é jornalista e professor de Língua Portuguesa e Redação na E.E. São José – tem como título “Que a Força esteja com você!”. Segundo José Reis, o texto foi baseado no filme “Guerra nas Estrelas: Uma nova esperança”. “Ele (o texto) tem como foco os ensinamentos e o treinamento dos mestres Jedi, mostrando que para cada situação adversa, o Jedi deve contar com sua luz interior”, disse.

Outra antologia

Por sua vez, os autores Adaílton Almeida e Raquel Maia participam da antologia “Desejos Profundos” com os poemas “Trajeto do prazer” e “Desejo carnal”, respectivamente. Esta coletânea conta com 70 poetas e 22 contistas/cronistas de vários estados do Brasil.

Em 2023, o poeta Adaílton foi o autor de Passos que mais publicou em antologias nacionais. Já a jovem universitária Raquel Maia completou, este ano, duas participações em coletâneas nacionais de poesia. As duas obras podem ser adquiridas durante a pré-venda com descontos.

O endereço é: https://www.editorapersona.com/product-page/roteiros-adaptados-2023.