6 de abril de 2023
Filas frequentes dos usuários da assistência farmacêutica da SES-MG vêm gerando insatisfação./ Foto: Divulgação.
Luciene Garcia
PASSOS – A grande demanda por medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) tem causado filas na Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS-Passos).
Nos últimos dias, usuários alegam que o tempo para atendimento tem superado uma hora. Para solucionar o problema, a SES tem incentivado, com recursos financeiros, os municípios a fazerem a entrega dos medicamentos.
No ano passado, SRS entregou em média 6.178 medicamentos por mês por meio da Farmácia Regional, sendo que 92% dos usuários eram do município de Passos e o número de requerimentos para a entrega de medicamentos tem aumentado. Em 2022, foram deferidos 2.285 novos pedidos. Neste ano, já são 214.
Através de nota da SRS, a secretaria estadual informa que criou a Política de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Pdceaf) para facilitar e agilizar o acesso dos usuários aos medicamentos. Essa descentralização obteve a adesão da maioria dos municípios da região.
“Visando agilizar o fluxo, a SRS Passos mobilizou os 27 municípios de sua abrangência para adesão à Política de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Pdceaf), um processo iniciado em 2021 e que continua em andamento”, informa a nota.
Passos é um dos 18 municípios que aderiram à Pdceaf no ano passado, tendo recebido os recursos financeiros para a adequar sua farmácia para o atendimento aos usuários, mas ainda não concluiu o processo. Piumhi e São Tomás de Aquino, também aderidos, concluíram seus processos e já executam a Pdceaf desde o ano passado.
“A SES-MG reforça ainda que trabalha permanentemente para aprimorar os fluxos de atendimento na Farmácia de Minas. É importante ressaltar que a retirada dos medicamentos é programada, ou seja, os usuários devem comparecer no dia e horário agendados em seu último atendimento”, diz a nota.
Até que os processos de adesão dos municípios à Pdceaf sejam concluídos, a SRS ampliou o número de funcionários. Essa medida está sendo avaliada pela Superintendência de Gestão de Pessoal da Subsecretaria de Gestão Regional da SES-MG, com indicação para atendimento ou remanejamento interno.
A Prefeitura de Passos, por meio de nota, informa que o município tem até dezembro de 2023 para aderir à Pdceaf e que o processo será implantado.