9 de março de 2023
Está sendo aguardado para a próxima segunda-feira na Câmara de Passos o projeto de lei com o aumento salarial dos servidores municipais, já antecipado pelo prefeito Diego Oliveira.
Na sessão de segunda-feira passada os vereadores Aline Macedo, Edimilson Amparado e Luis Carlos Dentinho trataram do tema e questionaram a informação de que os servidores do Saae não serão contemplados com o mesmo índice do reajuste salarial.
Pelo que ficou evidente, se o projeto chegar na Câmara com essa diferença – para os servidores do Saae seria oferecido apenas a metade –, certamente será reajeitado pelos vereadores. Mas oficialmente ninguém se pronunciou a respeito.
O vereador Edimilson Amparado voltou a tratar do serviço de recapeamento na cidade e sugeriu que, antes das obras, o Saae deveria promover as ligações de água, esgoto e galerias pluviais para evitar danos ao bom trabalho que está sendo feito.
Na reunião da Câmara de Carmo do Rio Claro nesta semana, foi tema a falta de veículos escolares na frota do município, o que vem causando diversos problemas.
Os vereadores esclareceram que essa é uma informação improcedente divulgada pela prefeitura da cidade. O Executivo afirma que a falta de veículos seria culpa da Câmara de Vereadores quando foi o próprio prefeito que retirou o projeto que viabilizava a compra dos ônibus antes do dia da votação.
A Secretária de Educação participou da reunião e, com as informações que prestou, confirmou que havia tempo para votação do projeto no dia 27 de dezembro já que a adesão à ata de compra ia até o dia 29 daquele mês.
FÁBRICA CASMIL
O vereador Antônio Marcos Esteves, o Marcos do Joaquim Batista, enfatizou que a prefeitura tinha o recurso para ter adquirido esses veículos antes e não o fez. E acusou a prefeitura de estar divulgando ‘fake news’
Ainda na reunião da Câmara carmelitana, os buracos nas ruas da cidade foram, mais uma vez, motivo de indicação. A vereadora Sueli das Graças de Melo pediu ao setor responsável que faça uma operação tapa-buracos para melhorar o trânsito pela cidade.
Outra cobrança antiga da vereadora é a instalação de luzes de LED nas praças da cidade. “Na Praça Maria Goulart que está muito escura e na pracinha de baixo também, do fórum e estender em todas as praças da cidade”.
Teve boa repercussão no meio ruralista passense a ação da atual diretoria da Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro em evitar o leilão de um de seus principais patrimônios, que é a fábrica de rações, às margens da MG 050.
Se efetivado o leilão e formalizada a perda, dificilmente a entidade conseguiria se reeguer – o que já não está sendo uma tarefa fácil.