Destaques Política

Audiência discute projeto para regularizar imóveis em Passos

7 de julho de 2023

Audiência pública reuniu cerca 370 pessoas na Câmara./ Foto: Divulgação.

PASSOS – A Câmara e a Prefeitura de Passos promoveram uma audiência pública, na noite da última quinta-feira, 6, para tratar do projeto “Casa Legal”, iniciativa do Executivo que prevê a regularização fundiária de imóveis urbanos. A audiência reuniu cerca de 370 pessoas no plenário, que contou com a presença do prefeito Diego Oliveira, dos vereadores e da secretária de Obras, Clélia Rosa.

Segundo a Câmara, o “Casa Legal” deve beneficiar ceca de 1.380 famílias em vários bairros e aglomerados da cidade. De acordo com a prefeitura, caso existam novas demandas o projeto poderá ser ampliado.

Durante a audiência, os participantes se manifestaram com diversas perguntas e tiveram uma explanação da empresa contratada pela prefeitura que vai trabalhar na regularização dos imóveis.

Segundo Renan Marcel de Souza, da empresa P. Avelar, todas as famílias vão ser visitadas, passando por um amplo cadastro econômico e social. Além disso, segundo ele, reuniões setorizadas vão ser realizadas nos bairros.

A presidente da Câmara, Aline Macêdo, ressaltou que a parceria do Legislativo vai se empenhar para que a regularização ocorra no menor prazo possível. Nesse contexto, segundo Aline, durante o encontro foi preparado um formulário, onde cada interessado podia manifestar dúvidas específicas sobre a regularização.

Para o vice-presidente da Câmara, Maurício Silva, um dos grandes benefícios para essa população será que muitos vão passar a ter acesso a serviços básicos, como rede de água e energia, por exemplo.

O vereador Luis Carlos Souto/Dentinho sugeriu que a prefeitura prepare uma cartilha, onde toda família possa estar bem informada e estar preparada quando acontecer a visita técnica.

O vereador Alex Bueno, apresentou uma sugestão para que implante também um escritório de atendimento, para esclarecimento de dúvidas. Na avaliação do vereador Edmilson Amparado, o sonho da escritura está virando realidade para muitos e a Câmara está presente para somar. O vereador Francisco Sena reforçou que o projeto é um grande ganho e que muitas moradias vão poder ter acesso aos serviços públicos.

Na opinião da vereadora Gilmara Oliveira, o “Casa Legal” é uma grande ação que deve devolver a dignidade a essas famílias. O vereador João Serapião destacou a alegria de quem mora no local conhecido como Arroizinho, pois, segundo ele, são muitos anos de espera pela escritura. O vereador Michael Silveira, disse que o projeto é um legado que está sendo construído no município.

Na opinião do vereador Plínio, a junção de esforços entre a prefeitura e Câmara vai concretizar o sonho de muita gente. Já o vereador Dirceu Soares, por sua vez, disse que o projeto existe como caráter de justiça social.

Para o prefeito Diego, a prefeitura e a Câmara de mãos dadas é importante para todo o processo.