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Atração Fatal, o filme de suspense de 1987, apresentou uma mulher, Alex (interpretada por Glenn Close), que tem um caso com um homem casado, Dan (Michael Douglas). Mais que isso: ela fica obcecada por ele, a ponto de persegui-lo e também a família dele depois que o homem tenta acabar com a relação, simplesmente descartando a mulher.
Uma série de TV da Paramount +, que estreou na segunda-feira, 1º, é baseada no filme, mas tenta responsabilizar Dan e Alex – interpretados por Joshua Jackson e Lizzy Caplan – por suas ações. Amanda Peet interpreta a esposa de Dan, Beth. A história se desenrola em duas linhas do tempo, seguindo Dan, Alex e Beth na época do caso e anos depois, quando a filha de Dan e Beth, Ellen (Alyssa Jirrels), é adulta.
Quando Caplan foi abordada para interpretar Alex, não foi um sim imediato, e ela se perguntou se o mundo precisava de outra “Atração Fatal”. Embora ela tenha gostado do filme, a representação de Alex a perturbou.
“Revi o filme e achei muito difícil assistir com o espírito que suponho que foi feito”, disse a atriz. “Eu não conseguia ver isso como ‘Alex é uma pessoa má que está tentando destruir esse homem tão gentil'”.
Joshua Jackson, que interpreta Dan na série, concorda que o personagem original é retratado como quase inocente, mesmo sendo casado.
Culpa
“A falta de consequência ou mesmo a aceitação de culpa ou culpabilidade por parte de Dan é chocante do ponto de vista de 2023”, disse ele. “Nós não temos que fechar os olhos para isso. Há uma misoginia subjacente no filme que é apenas parte da época em que ele surgiu. A simpatia da história está do lado do homem desse caso. Isso retrata muito bem a personagem Alex como a vilã”.
Caplan e Jackson concordaram em assinar o contrato quando leram os roteiros e viram que mantinham as emoções e o choque do filme, mas também entraram no “porquê” do caso, pois havia tempo para fazer isso em oito episódios.
“Há muito mais espaço para entrar nas perspectivas de cada personagem”, disse Jackson. “Também vemos como são as repercussões para Dan. Entramos na vida dele e vemos que essas coisas – não importa o quanto você queira – não vão embora”.
Esse ângulo é exatamente o que Alexandra Cunningham e Kevin J. Hynes, que desenvolveram essa nova abordagem, tinham em mente.
Motivações
Depois de assistir ao filme de 1987, Cunningham gostou da ideia de uma linha do tempo futura para Dan e sua família. Ela ficou com perguntas sobre o que aconteceu a seguir – particularmente com o casamento de Dan com Beth e o que teria ocorrido com sua filha Ellen.
“O filme termina apenas com a câmera se movendo para uma foto de uma família perfeita”, disse Cunningham. “E é como: ‘Tudo vai ficar bem agora que a mulher se foi'”.
Cunningham se perguntou: “Essa criança vai receber ajuda psiquiátrica? Eles vão para um aconselhamento matrimonial? Dan vai gastar algum tempo pensando sobre por que isso pode ter acontecido? Ele vai cometer esse erro de novo?”.