Ícone do site Folhadamanha

Atlético x Cruzeiro aparece entre os maiores clássicos da América

Leonardo Pedro

PASSOS – O jornal chileno El Deportivo publicou uma lista com os 30 maiores clássicos de futebol da América. A centenária rivalidade mineira entre Galo e Raposa ficou na 20ª colocação. Outros cinco clássicos brasileiros também apareceram na lista.

O primeiro confronto entre os dois gigantes de Belo Horizonte aconteceu no dia 17 de abril de 1921, com vitória alvinegra por 3 x 0. Mais de um século depois, foram realizados 518 jogos, com 209 triunfos do Galo, 171 da Raposa e 138 empates.

A primeira colocação ficou com Boca Juniors e River Plate, os dois maiores clubes da Argentina – mais vezes campeões do Campeonato Argentino (River 37 e Boca 35) e com as duas maiores torcidas (Boca 16,5 milhões e River 15,2). O Superclássico, como é conhecido, foi disputado pela primeira vez em 1913, vitória tricolor, e protagonizou a final da Libertadores de 2018, vencida pelo River.

Na segunda posição aparece o Clásico del Fútbol Uruguayo, realizado entre Penãrol e Nacional, os dois únicos clubes relevantes do país, pois revezam entre si o título do campeonato nacional todos os anos. O terceiro lugar ficou com o Clássico de Avellaneda, entre Independiente e Racing, dois clubes argentinos conhecidos pela proximidade entre seus estádios, separados apenas por 300 metros.

O Fla-Flu aparece na quarta posição, sendo a rivalidade brasileira mais bem colocada na lista, despertada em 1912. Responsável por dividir o estado do Rio Grande do Sul desde 1909, o clássico Grenal, apontado por muitos como a maior rivalidade do Brasil, ficou em quinto.

O Derby Paulista, entre Corinthians e Palmeiras, ficou com o oitavo lugar e o SanSão, de São Paulo e Santos, em 11º. Antes de Cruzeiro x Atlético, na 20ª colocação, aparece o Ba-Vi, disputado entre Bahia e Vitória, em 19º.

Sair da versão mobile