PASSOS – A temporada 2024 caminha para o fim, com a reta final do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e da Copa Libertadores, e as decisões para 2025 já estão no radar dos clubes. No Atlético não é diferente, a diretoria busca saídas para definir o futuro de cinco jogadores que não devem permanecer no Galo.
Encerram seu vínculo com o Atlético no fim do ano o lateral-direito Mariano, o meia Robert Santos, os atacantes Eduardo Vargas e Alan Kardec, e o zagueiro Bruno Fuchs. Todos eles são reservas da equipe do técnico argentino Gabriel Milito.
Emprestado pelo CSKA há duas temporadas, Bruno Fuchs tem uma opção de compra de 5 milhões de euros (R$ 30,4 milhões). Por esse valor, são pequenas as chances de ele permanecer no Atlético. Um novo empréstimo é praticamente descartado. Ainda assim, Fuchs é que o tem maior chance e ficar.
Vargas esteve fora dos planos do Atlético já para 2024, mas sua saída não aconteceu e ele tem contribuído bem com o time quando sai do banco. No entanto, sua inconstância é o ponto-chave para o Atlético não cogitar renovar seu contrato.
Da mesma “leva” de Vargas, o lateral-direito Mariano, de 38 anos, está na segunda passagem pelo Galo e também fez história pelo clube, com os sete títulos no currículo. Contudo, o jogador é pouco utilizado por Milito, o que indica uma tendência pela saída em 2025. A aposentadoria do experiente defensor a partir do ano que vem é um desfecho possível.
Robert Santos é o caso mais diferente dentre todos. Ele chegou ao Atlético por empréstimo após se destacar pelo Athletic. Foi uma clara aposta do clube. No entanto, ele não recebeu nem 15 minutos em campo na temporada até o momento e é carta fora do baralho.
Por fim, o experiente atacante, Alan Kardec, nunca rendeu o esperado desse que foi contratado pelo alvinegro. São mais de dois anos com apenas três gols marcados em 44 partidas disputadas. E esse ano ainda viu Deyverson ser contratado e ter mais oportunidades do que ele.