PASSOS – Sem desempenhar o esperado nesta temporada, o Atlético redireciona suas metas para a segunda metade do Campeonato Brasileiro. Eliminado da Copa do Brasil e da Libertadores de maneira precoce, o clube mineiro tem como objetivo principal conquistar uma vaga para o continental de 2024.
No momento de pausa do torneio em razão da Data Fifa, o Galo soma 31 pontos na nona colocação do Brasileirão. São cinco de distância para o G-6 e oito para o G-4. Para o Z-4, a situação é tranquila: são 10 pontos de diferença.
Com o atual desempenho, a equipe mineira soma 18,7% de chances de participar de mais uma edição da Libertadores, segundo o instituto de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais. Seria a quarta a quarta vez seguida que a equipe disputaria o torneio, sendo a segunda maior sequência na história do clube.
Também estão na briga por uma vaga Bragantino (57,3%), Athetico-PR (33,3), Fortaleza (25,7%), Cuiabá (8,8%) e São Paulo (9,6%).
Cruzeiro
Enquanto o rival luta por uma vaga para a Libertadores, o Cruzeiro briga contra o rebaixamento. Com 26 pontos somados em 22 rodadas, a Raposa está na 12ª posição e corre risco de 15,2% de disputar a segundona na próxima temporada.
Mesmo uma posição abaixo do Cruzeiro, o Corinthians tem menos chances de cair: 7,9%. O mesmo vale para o Internacional, que está em 14º e tem 14,3%.