5 de novembro de 2024
Atlético precisa reverter placar por dois gols de diferença. Apenas o Sport em 2008 conseguiu esse feito / Foto: Reprodução
PASSOS – Para conquistar o título da Copa do Brasil diante de sua torcida, o Atlético terá que quebrar um tabu que persiste desde 2008: reverter uma derrota por dois gols de diferença no jogo de ida da final. O Flamengo venceu o primeiro confronto por 3 a 1 no Maracanã, e agora o Galo precisa de uma vitória por três gols na Arena MRV, em Belo Horizonte, para levar a taça direta, ou de uma vitória por dois gols para levar a decisão aos pênaltis.
O retrospecto, no entanto, é desfavorável ao Galo. Desde 2008, apenas o Sport Recife conseguiu reverter um placar de 3 a 1 na história das finais da Copa do Brasil.
Naquele ano, o Sport, após ser derrotado pelo Corinthians no primeiro jogo por 3 a 1, conseguiu vencer por 2 a 0 na Ilha do Retiro e levou o título inédito para o Nordeste, beneficiando-se do critério do gol marcado fora de casa, que deixou de ser utilizado na final da Copa do Brasil de 2017, e ficou com a taça. Carlinhos Bala e Luciano Henrique foram os jogadores que marcaram os dois gols do Sport
Em 2008, o Sport eliminou também o Palmeiras, o Internacional e o Vasco da Gama, antes de vencer o Corinthians e se consagrar como o primeiro time nordestino a vencer a Copa do Brasil.
O jogo de volta da final desta edição será no próximo domingo, 10 de novembro, às 16h. Se o Atlético conseguir o feito histórico de superar o Flamengo por três gols de diferença, quebrará um tabu que dura mais de uma década.
Esta é a quarta vez em que o time chega à grande final da Copa do Brasil. Após ser campeão em 2014 e 2021, o Galo vai em busca do tetracampeonato.