Leonardo Pedro
PASSOS – O Atlético é o maior campeão isolado do estadual de Minas Gerais, com 47 conquistas, desde o triunfo de 1947, quando sagrou-se campeão pela 12ª vez e desempatou com o América. A partir daquele ano, nunca foi superado. Na tarde deste sábado, 1º, o Galo pode dar o primeiro passo para ampliar o número de troféus e se isolar na 4ª colocação no ranking de maiores campeões estaduais do país.
No momento, o Alvinegro está empatado com Rio Branco (Acre) e Remo (Pará) na lista de maiores campeões de torneios estaduais. Apenas ABC (57 títulos potiguares), Bahia (49 títulos baianos) e Paysandu (49 títulos paraenses) estão à frente no ranking.
O primeiro confronto da grande decisão do Campeonato Mineiro acontece às 16h30, com mando de campo do América, no Independência. A volta, com mando atleticano, será disputada no Mineirão. Ainda não tem data e horário definidos, mas deve ocorrer no dia 9 de abril.
Caso conquiste o título, o Galo superaria a dupla do norte do país temporariamente, já que esses estaduais ainda estão em disputa. Além disso, o clube alvinegro pode garantir o primeiro tetracampeonato em 48 anos.
Lista dos maiores campeões estaduais: ABC – 57; Bahia e Paysandu – 49; Atlético, Rio Branco e Remo – 47; Internacional de Porto Alegre, Fortaleza e Ceará – 45; Nacional (Amazonas) – 43; Sport – 42; Grêmio – 41; CSA – 40; Coritiba e Cruzeiro (somado um título do Supercampeonato Estadual) – 39.