Leonardo Natalino
PASSOS – O Atlético será julgado na próxima terça-feira, 5 de setembro, pela 2ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, por arremesso de objetos de sua torcida durante os gols do Flamengo no duelo válido pelo Brasileirão, no dia 29 de julho.
O clube mineiro foi denunciado no artigo 213, item III, duas vezes. Isso significa que, se houver condenação, a pena pode ser aplicada de forma cumulativa. O Código Brasileiro de Justiça Desportiva prevê pena de uma a 10 partidas, caso o “lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo”.
“Cumpro informar que durante os dois gols da equipe visitante, aos 34 e aos 42 minutos do segundo tempo foram atirados copos dentro do gramado, vindos de onde estava localizada a torcida do Clube Atlético Mineiro”, registrou o árbitro na súmula do jogo.
Para tentar evitar a punição, o Galo precisa provar no Tribunal a realização de ações para coibir o lançamento de objetivos pela torcida no gramado, e que tenha buscado identificar os responsáveis. De qualquer forma, é um alerta para o risco do mando de campo, ainda mais com o Alvinegro tendo inaugurado recentemente a Arena MRV.
A próxima partida do Atlético, em casa, é apenas em 16 de setembro, contra o Botafogo, após parada da data-Fifa. É tempo suficiente para o Galo até mesmo pedir efeito suspensivo, caso aconteça a condenação.
A partida Atlético x Flamengo ficou marcada pela agressão do preparador físico do Flamengo, Pablo Fernández, no atacante Pedro. O Galo fez 1 a 0 com Paulinho, mas levou a virada na reta final, com gols de Arrascaeta e Wesley.