Destaques Esporte

Atlético faz 115 anos com evento na Arena MRV

24 de março de 2023

O atual escudo do Galo foi implementado em 2001./ Foto: Reprodução.

Leonardo Pedro

PASSOS – Clube Atlético Mineiro completa o seu 115º aniversário neste sábado, 25. Fundado em Belo Horizonte, no ano de 1908, o Galo é o mais antigo entre os grandes clubes de Minas Gerais. Hoje, na Arena MRV, às 9h, ocorre um culto ecumênico, o primeiro evento da nova casa alvinegra, em comemoração à data.

Maior campeão do Campeonato Mineiro, foi fundado por um grupo de estudantes reunidos no coreto do Parque Municipal, em Belo Horizonte. Quase um ano após a sua fundação disputou o primeiro jogo oficial: em 21 de março de 1909, quando venceu o Sport Club Foot-Ball (a equipe de futebol de Belo Horizonte) por 3 x 0.

Alguns anos se passaram até que em 1914 a Liga Mineira de Esportes (atual Federação Mineira de Futebol) realizou a primeira competição oficial em Minas Gerais: a Taça Bueno Brandão. O torneio foi patrocinado pelo governador Júlio Bueno Brandão e teve o Atlético como campeão.

Em 27 de novembro de 1927 o Alvinegro aplicou a maior goleada na história do Clássico Mineiro: 9 x 2. Naquele confronto, o Cruzeiro ainda era Palestra Itália, a partida era válida pelo Campeonato Estadual e ocorreu no campo do América.

Três anos depois, o Galo inaugurou a sua primeira casa: o Estádio Presidente Antônio Carlos, com capacidade para 5.000 torcedores. Hoje a estrutura não existe mais (foi demolida em 1994), o local foi utilizado pelo clube para a construção do shopping Diamond Mall, em parceria com a Multiplan.

O primeiro torneio interestadual do país também foi conquistado pelo Atlético. Em 1937, a Federação Brasileira de Futebol organizou o Torneio dos Campeões, que reunia os campeões dos estaduais de MG, SP, RJ e ES; do Campeonato Campista e da Liga Marinha de Esportes.

Entre os grandes feitos do clube no passado recente, destaca-se o título da Libertadores de 2013, o primeiro e único da equipe, a Copa do Brasil de 2014, conquistada sobre o seu maior rival e única decisão entre as equipes fora do âmbito regional, e o Triplete do 2021, que encerrou o jejum de 51 anos sem títulos do Brasileirão.