22 de outubro de 2024
Semanas antes da grande final da Copa do Brasil, presidente do Galo faz pedido por “jogo limpo” / Foto: Reprodução
PASSOS – A grande final da Copa do Brasil entre Atlético e Flamengo já está movimentando os bastidores antes mesmo de a bola rolar. O presidente do Galo, Sérgio Coelho, fez questão de manifestar seu desejo por uma arbitragem justa nos confrontos decisivos, além de querer o uso de impedimento semiautomático. O clube mineiro enviou um ofício à CBF solicitando o uso nos jogos contra o Flamengo.
“Vai ser uma grande final e queremos um jogo limpo e não jogos sujos como foi no passado. Estamos encaminhando à CBF um ofício para que ela utilize nessas duas partidas a tecnologia impedimento semiautomático. Ela foi utilizada na Copa do Mundo e é utilizada nas principais ligas europeias”, disse Sérgio ao portal GE.
O pedido formal enviado à CBF busca garantir que ambas as partidas, tanto no Maracanã quanto na Arena MRV, tenham condições técnicas para receber essa tecnologia, considerada um avanço no auxílio às decisões dos árbitros.
As declarações de Sérgio Coelho também trouxeram à tona episódios antigos que marcaram os embates entre Galo e Mengão. O presidente mencionou a final do Campeonato Brasileiro de 1980 e um confronto da Libertadores de 1981, quando polêmicas envolvendo a arbitragem deixaram marcas na rivalidade entre os dois clubes.
O passado recente também rende reclamações e preocupações. “Em 2022, pela Copa do Brasil, no Maracanã, o juiz deu um gol a favor do Flamengo que até hoje, nem mesmo com a ajuda da tecnologia, houve uma conclusão que a bola entrasse. Só o juiz viu, até parece que ele tem olho mágico. A propósito, esse juiz (Wilton Pereira Sampaio) e o irmão dele (Sávio Pereira Sampaio) têm um histórico de errar sistematicamente contra o Galo”, concluiu o presidente.
Os jogos das finais da Copa do Brasil deste ano serão nos dias 3 e 10 de novembro. A CBF ainda vai sortear os mandos de campo.