25 de novembro de 2023
Galo não perde na arena há três jogos./ Foto: Reprodução.
Leonardo Natalino
PASSOS – O Campeonato Brasileiro caminha para o seu fim. Restam quatro rodadas para definir o campeão deste ano. Neste domingo, 26, às 16h, Galo e Grêmio, sexto e quarto colocados no início desta rodada, respectivamente, se enfrentam na Arena MRV, na briga pela taça ou por uma das quatro vagas diretas para a fase de grupos da Libertadores.
O Alvinegro, que até pouco tempo atrás, não era visto como candidato a título, reagiu e está há seis jogos invicto, sendo quatro vitórias e dois empates. Dentro de casa, são três vitórias seguidas: Fluminense, por 2 x 0, Fortaleza, 3 x 1, e Goiás, por 2 x 1. Apesar disso, o objetivo ainda está distante, porque ocupa o sexto lugar com 57 pontos, cinco a menos do que o líder Palmeiras.
Para o confronto de hoje, o técnico Felipão conta com três retornos. O goleiro Everson, que cumpriu suspensão no último jogo, reforça a meta atleticana. O meia Alan Franco e o atacante Paulinho, que foram convocados na Data Fifa, também serão titulares. Por outro lado, o zagueiro Igor Rabello foi expulso e será substituído por Jemerson, que formará dupla defensiva com Maurício Lemos. Bruno Fuchs, Battaglia e Vargas seguem no departamento médico.
Do lado do Grêmio, o cenário é ainda mais interessante. A equipe gaúcha retornou à elite do futebol brasileiro neste ano, e pode conquistar o título brasileiro no primeiro ano, algo inédito na história do torneio.
Na última rodada, o Grêmio foi surpreendido pelo Corinthians em casa e perdeu por 1 x 0, encerrando sequência de cinco vitórias consecutivas. Se tivesse vencido, seria o atual líder, porque teria 62 pontos e uma vitória a mais do que o Palmeiras (atualmente 18 a 18).
Renato Gaúcho seguirá sem o volante Pepê para escalar o Grêmio. Ele ainda não está totalmente recuperado da lesão e será preservado. Villasanti também é desfalque no setor, mas por suspensão. Assim, Ronald deve entrar como titular.
Nesta tarde, as equipes devem formar com: Atlético – Everson; Saravia, Jemerson, Maurício Lemos e Guilherme Arana; Otávio, Alan Franco, Zaracho e Rubens; Paulinho e Hulk; Grêmio – Gabriel Grando; Fábio, Gustavo Martins, Bruno Uvini, Kannemann e Reinaldo; Ronald, Carballo e Cristaldo; Everton Galdino e Luis Suárez.