8 de novembro de 2023
Timão foi algoz do Galo na Copa do Brasil neste ano./ Foto: Pedro Souza / Atlético.
Leonardo Natalino
PASSOS – Líder do returno do Campeonato Brasileiro e em 5º na classificação geral, o Atlético enfrenta nesta quinta-feira, 9, às 19h, na Neo Química Arena, um de seus algozes desta temporada: o Corinthians. Este é o quarto duelo entre as equipes alvinegras, que é válido pela 33ª rodada do torneio de pontos corridos.
O Galo chega para o confronto tentando ampliar a sequência de invencibilidade. A equipe comandada por Felipão venceu três e empatou um dos últimos quatro compromissos pelo Brasileirão. Além disso, o elenco anseia vingar a eliminação sofrida nas oitavas de final da Copa do Brasil, quando venceram o Timão na ida, por 2 x 0, tomaram o empate na volta e caíram nos pênaltis.
Das três partidas disputadas entre Atlético e Corinthians neste ano, uma teve triunfo mineiro, pela Copa, e duas paulistas, pela Copa e Brasileirão. Caso seja derrotado, o Galo chegaria a sequência de três derrotas seguidas para o Timão, o que não acontece desde há duas décadas, quando perdeu os dois jogos do Brasileirão de 2009 e o primeiro turno de 2010.
Sem Hulk, expulso na última partida, o Galo deve formar com: Éverson; Renzo Saravia, Maurício Lemos, Jemerson e Guilherme Arana; Alan Franco, Otávio, Zaracho e Igor Gomes; Paulinho e Cristian Pavón. E o Timão com: Cássio, Bruno Mendez, Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos; Fausto Vera, Maycon e Renato Augusto; Giuliano, Romero e Yuri Alberto.
Retrospecto
Segundo o banco de dados do portal Galodigital, Atlético e Corinthians realizaram 109 partidas, entre oficiais e amistosos. Dessas, 38 tiveram vitória mineira e 43 paulista. O primeiro encontro aconteceu em 30 de maio de 1929, em amistoso pela inauguração do antigo estádio Antônio Carlos. O Timão venceu por 1 x 0.