Leonardo Natalino
PASSOS – O novo manto de Cruzeiro e Atlético foram lançados nesta quarta-feira, 1º, em homenagem ao mês da Consciência Negra. Ambos os clubes têm a Adidas como distribuidora de material esportivo, e as camisas são semelhantes, com pequenas alterações nas cores.
A campanha é uma colaboração entre Adidas e Laboratório Fantasma, coletivo de cultura urbana que conta com artistas como Emicida, Evandro Fióti e Rael. Os modelos desenvolvidos pela Lab Fantasma trazem como base o conceito das tranças, elemento ancestral de resistência do povo negro.
“Na nossa história, na arte e no futebol o negro sempre brilhou. Por muitas vezes, tentam apagar essa luz. E isso não podemos deixar”, publicou a Raposa, em post que revela o novo uniforme.
Torcedores não aprovam o novo uniforme
Além da dupla de rivais mineiros, o Internacional também recebeu o novo manto. Assim como as camisas de Cruzeiro e Atlético, a única diferença está na cor utilizada nos detalhes (vermelho). A padronagem das camisas gerou discussão entre os torcedores das três torcidas, que acusam a marca alemã de não tratar com devida atenção as identidades dos clubes.
“Impossível defender a Adidas. Impossível! O mesmo mockup (design) para três times diferentes, já seria bem paia, mas estamos acostumados. Ai fazem sessão de fotos com os mesmos modelos para todos (Atlético, Cruzeiro e Inter)”, disse Guilherme Ace, torcedor do Galo.
Além de reclamarem da estética dos uniformes e da preguiça da Adidas, os torcedores retomaram a discussão dos altos valores praticados nas vendas. As terceiras camisas estão custando R$ 329,99 um quarto do salário-mínimo brasileiro.