Ícone do site Folhadamanha

Atlético e Botafogo decidem título da Libertadores 2024

Galo e Glorioso fazem a sexta final 100% brasileira do torneio de maior prestígio do continente / Foto: Reprodução

PASSOS – É hoje! Atlético e Botafogo decidem quem será o grande campeão da Libertadores 2024. Neste sábado, 30, às 17h, os dois clubes entram em campo, no estádio Monumental, em Buenos Aires, pela tão sonhada glória eterna. O Galo vai em busca do seu bicampeonato – foi campeão em 2013 – enquanto o Glorioso tenta o título inédito. A previsão é que mais de 60 mil pessoas compareçam ao estádio, que promete ser o maior público das finais em jogo único disputadas até aqui.

O Atlético chega para a final com uma sequência de dez jogos sem vencer. Mesmo assim, a confiança do time não está abalada. Segunda melhor campanha da Libertadores, o Galo passou pelo River Plate, na semifinal, com um 3 a 0 no jogo de ida.

Ao todo, o alvinegro mineiro tem 14 participações na Libertadores, incluindo a atual edição. E ao lado do Atlético Nacional, é o dono da maior virada em finais da história da competição. Diante do Olimpia na decisão de 2013, o Galo perdeu por 2 a 0, e conseguiu devolver o placar no Mineirão, conquistando o título nos pênaltis.

A provável escalação do Galo tem: Everson; Junior Alonso, Battaglia, Lyanco; Gustavo Scarpa, Fausto Vera, Alan Franco, Guilherme Arana, Paulinho, Hulk; Deyverson.

Já o Botafogo precisou passar pela pré-Libertadores neste ano e se classificou em segundo lugar em seu grupo. Eliminou Palmeiras, São Paulo, nos pênaltis, e Peñarol no seu caminho até a grande decisão.

Essa é a primeira vez na história que o Glorioso consegue chegar à decisão. Antes disso, as melhores campanhas do alvinegro na competição ocorreram em 1963 e 1973, quando chegou às semifinais. Ademais, houve um longo período de 23 anos em que o Botafogo ficou distante da Libertadores, retornando à competição em 1996, após conquistar o Campeonato Brasileiro, sob o comando de Túlio Maravilha.

A provável escalação do Fogo tem: John, Vitinho, Adryelson, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore e Marlon Freitas; Savarino, Thiago Almada e Luiz Henrique; Igor Jesus.

Sair da versão mobile