Destaques Esporte

Atlético contrata o sétimo colombiano na história

9 de março de 2024

Galo anuncia atacante colombiano Brahian Palacios, de 21 anos./ Foto: Reprodução.

Bianca Simionato

PASSOS – O Atlético anunciou o segundo reforço do ano, com a chegada do atacante colombiano Brahian Palacios, de 21 anos. O atleta chega para tentar quebrar o retrospecto negativo deixado pela maioria dos compatriotas que defenderam o Galo. Ele jogou 56 jogos pelo time principal do Atlético Nacional, da Colômbia, onde foi formado como jogador.

Palacios será o sétimo colombiano na história do clube e teve destaque. Dylan Borrero, o mais recente deles, chegou a conquistar títulos importantes, mas nunca se firmou como titular da equipe mineira.

Alexander Escobar, Gustavo Del Toro, Wason Rentería, Sherman Cárdenas, Yimmi Chará e Dylan Borrero foram os outros colombianos que tiveram uma passagem discreta por Belo Horizonte.

Escobar foi um meio-campista de grande sucesso na Colômbia e no Equador. Mas quando se transferiu ao Atlético em 1996, mal entrava nos jogos. Sua passagem durou três meses, com sete jogos no período. Ele sequer chegou a marcar gols.

Del Toro, Rentería e Cárdenas não chegaram a completar 30 jogos com a camisa do Galo. Foram sete, 16 e 29 jogos, respectivamente. O segundo foi o único que chegou a marcar pelo menos um gol.

Já o atacante Yimmi Chará foi o colombiano de números mais expressivos pelo Atlético. Representando o time alvinegro, o velocista marcou 10 gols e ofereceu oito assistências em 68 jogos, mas não conquistou títulos.

Por fim, Dylan Borrero foi anunciado como reforço do Atlético em janeiro de 2020. Marcou três gols e ofereceu seis assistências em 47 jogos pelo alvinegro.

Já o atual colombiano chega como peça que deve suprir uma carência importante no elenco alvinegro, a de um jogador de beirada, com características de drible e velocidade. Neste momento, o técnico Felipão só dispõe do jovem Alisson Santana, de 18 anos.